Unidades Básicas de Saúde intensificam campanha “Não Passe Sufoco”

O encerramento das atividades será no Centro Cultural Vera Schubert, a partir das 13h30 do próximo dia 29.

IMG 3192

A campanha “Não Passe Sufoco” idealizada pela Rádio Inconfidência em parceria com a Secretaria de Saúde, acontece durante todo o mês de agosto e visa a prevenção e conscientização em caso de engasgo de bebês. As ações
vêm orientando pais, socorristas e profissionais da saúde, com técnicas de socorro em bebês e palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A UBS Cohapar III/Jardim Cruzeiro intensificou as orientações da campanha nos consultórios. A médica, Priscila Prado Silva Nassif, explica que a instrução tem o intuito de ensinar as mães como agir em caso de engasgo de bebês.

“Muitas vezes isso acontece com o próprio leite, no momento da amamentação, seja no peito ou mamadeira. Então, estamos orientando as mães durante as consultas de puericultura. As técnicas salvam vidas, em alguns casos o socorro não chega rápido o suficiente, enquanto isso a mãe, o pai ou qualquer outra pessoa que saiba fazer as manobras pode ajudar e o próprio socorrista vai auxiliando por telefone”, conclui.
Juliana Nunes Fernandes, enfermeira do Posto de Saúde Central, destaca que “Trabalhamos com a prevenção e promoção da saúde, prevenindo os agravos, que não queremos que aconteça, mas se vir a ocorrer as pessoas saibam como agir. Já tivemos casos de engasgo relatados por pacientes, que mesmo antes do socorro chegar conseguiram desengasgar o bebê com as técnicas que foram repassadas”, conclui Juliana.

O Sargento Richardson Rodrigues do Corpo de Bombeiros de Umuarama, afirma que “os casos são corriqueiros e muitas vezes deixam vítimas fatais, principalmente em recém-nascidos. Porém, com o conhecimento das manobras de socorro, muitas vidas são salvas. É importante relembrar que alguns casos de engasgo podem ser evitados, com dicas que são repassadas às mães durante as consultas de pré-natal”, finaliza.
O encerramento das atividades será no Centro Cultural Vera Schubert, a partir das 13h30 do próximo dia 29, com orientações sobre técnicas de desengasgo com a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) e apresentação de paródias sobre amamentação, preparadas pelas unidades de saúde.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesano
Fotos: Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM diocesana