Voluntários do Grupo O Resgate levam alegria para Hospital no Dia do Riso

“É um chamado para o coração, pois se faz bem para os pacientes, médicos e enfermeiros, para nós é um verdadeiro remédio para alma”, voluntária Josiane Alves

O Médico Rodrigo Gama, recepcionou voluntários do “Grupo o Resgate” em visita ao Instituto Nossa Senhora Aparecida, que estava de plantão em Umuarama, na noite de quarta-feira (6), no Dia Nacional do Riso, para o Doutor “O riso é terapêutico”.
Vestidos de palhaços e personagens das histórias em quadrinhos, os cerca de 20 voluntários percorreram as alas do hospital, cantando, brincando e distribuindo pirulitos e brinquedos.
Segundo o médico, momentos de alegria e descontração têm efeitos positivos no ambiente hospitalar. “Observamos que, sempre que são realizadas ações que proporcionam alegria, emoção, fé e outros sentimentos positivos, como o otimismo e esperança, há uma melhora no quadro de saúde de muitos pacientes”, relata.
Outro fator positivo destacado pelo plantonista é a melhora na motivação das equipes médicas, de enfermagem, técnicos e recepcionistas. “Melhora inclusive a auto-estima da equipe. Um sorriso sempre contagia. Estudos comprovaram que sorrir libera substâncias como a oxitocina no organismo, que é o hormônio da felicidade e diminui o cortisol e adrenalina, hormônios do estresse”, explicou.
Para Seu Anisvaldo Felício da Costa, de 75 anos, que está internado, o momento foi inesquecível. “Isso alegra a gente, traz fé e confiança. É a coisa mais linda do mundo. Obrigado a todos que proporcionaram esse momento, nunca vou esquecer”, disse o aposentado.
Os voluntários foram convidados pela direção do Nossa Senhora, que realiza e incentiva ações constantes voltadas ao bem-estar e a promoção da saúde física e emocional de colaboradores e pacientes. “Nosso hospital valoriza acima de tudo as relações humanas. Estamos abertos e incentivamos o trabalho voluntário e a participação da comunidade”, disse a gerente assistencial do Insa, Adriana Risato Campiolo Caetano.
Participaram membros do Grupo Resgate, do Ministério das Missões da Paróquia São José Operário de Umuarama. A dupla Samuel e Renato do Grupo Evangelizar é Preciso, deu um show à parte e contagiou pacientes e equipes de saúde, que cantaram e dançaram junto com os voluntários.
“Quando o hospital convidou, nos mobilizamos rapidamente e de pronto todos aceitamos. É um chamado para o coração, pois se faz bem para os pacientes, médicos e enfermeiros, para nós é um verdadeiro remédio para alma”, disse a voluntária Josiane Alves, que mobilizou o grupo.
Durante a visita os voluntários foram acompanhados por profissionais do hospital. Todos receberam orientações sobre normas de conduta e segurança e utilizaram materiais de proteção, conforme as diretrizes de segurança hospitalar.

SEJA VOLUNTÁRIO
Entre em contato com o Instituto Nossa Senhora, no Serviço Social, através do telefone: (44) 3621-2177 – ramal 2145.

 

Publicação: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana
Fonte e fotos: Rosi Rodrigues
Assessora de Imprensa e Marketing do Instituto Nossa Senhora Aparecida

Compartilhar: