XIX Semana Teológica , sucesso nas mídias digitais

WhatsApp Image 2020 07 28 at 16.57.08
Estamos convivendo mais intensamente com as mídias digitais, e isto nos tem aproximado neste tempo de distanciamento social. Sendo assim, as atividades religiosas seguem firmes na evangelização. Fato que aconteceu também com o Centro de Estudos São João XXIII, que pela primeira vez transmitiu a semana teológica pela plataforma Zoom e de modo simultâneo pelo YouTube da Diocese de Umuarama. Além disso a semana teológica foi gravada e está disponível no site da Diocese de Umuarama, no YouTube do Centro de Estudos São João XXIII e entre outras mídias digitais.
A XIX Semana Teológica realizada entre os dias 20 a 23 de julho, com o tema Eclesiologia do Papa Francisco – Uma Igreja em Saída, teve como assessor o Prof. Dr. Frei Luiz Carlos Susin, que apresentou o modo de ser igreja traçado pelo Papa Francisco, através das Exortações Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho) e Amoris Laetitia (Alegria do Amor).
Segundo Frei Susin, pela Exortação Evangelii Gaudium o Papa Francisco viu ocasião para apresentar o programa de seu pontificado. Portanto ela é mais do que uma exortação pós-sinodal e o que está nela acompanha todo o pontificado do papa Francisco. E mais: ele pede a toda a Igreja, a todos os católicos, que se insiram neste programa para sermos uma Igreja unida em torno da evangelização.
Frei Susin apresentou também a exortação Amoris Laetitia, que foi escrita por meio de experiências concretas de pessoas que sabem o que é a família e o viver juntos durante muitos anos. Ela fala de experiências, de esperança, de acolhida, de misericórdia e sobretudo da alegria do amor que se vive na família e que é motivo de júbilo para a Igreja.  Esta exortação apresenta a misericórdia como caminho para o acolhimento das famílias em sua realidade atual rica e complexa.
Por esse documentos percebe-se nitidamente que o papado de Francisco segue a linha da igreja missionária em saída. Uma igreja aberta e profundamente acolhedora, que com atenção pastoral deve ir a todos os que necessitam de acolhida, de misericórdia e de amor.
WhatsApp Image 2020 07 28 at 16.46.45

Publicação: Katya Suzuki