Cáritas Diocesana

A Cáritas é uma rede de solidariedade espalhada pelo mundo, com ações práticas e concretas realizadas, em sua maioria, por voluntários (as) em favor dos necessitados, sejam eles pobres, excluídos, marginalizados, imigrantes e tantos outros em situações emergenciais ou ainda àqueles grupos que desejam empreender num modelo de economia solidária. A Cáritas é conhecida ou referida como “amor em movimento”.

Cáritas ou “Charis” é uma palavra grega que expressa uma forma de amor, como o amor ágape; ainda “kharis” vem do latim Eucharistia, do grego Eukharisthia, “gratidão, agradecimento”, de Eukharistos, “agradecido”, formado por EU, “bem”, mais Kharizesthai, “mostrar favor ou agrado por”, de Kharis, “favor, graça”.

A Cáritas Diocesana de Umuarama foi fundada em 2004 e filiada à Cáritas Brasileira como uma Entidade Membro, passando a atuar conforme a Missão, diretrizes e prioridades da Cáritas Brasileira e respondendo às necessidades locais e territoriais da Diocese. Tem seu escritório na Cúria Diocesana e atua em diversas ações em rede de solidariedade, sejam elas na rede Cáritas, sejam com outras redes afins.

A Missão, diretrizes e prioridades estratégicas:
“Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.”

Diretrizes institucionais:
1. Defesa e promoção de direitos;
2. Incidência e controle social em políticas públicas;
3. Construção de um projeto de desenvolvimento solidário sustentável;
4. Fortalecimento da Rede Cáritas.

Conhecendo um pouco da estrutura:
A Cáritas está organizada em nível mundial, nacional, diocesana, paroquial e comunitária. Vamos falar, pelo menos, dos 4 níveis mais conhecidos:

  • A Cáritas Internacional está presente em cerca de 160 países, tem sua sede em Roma e é dirigida por uma Diretoria Colegiada.
  • A Cáritas Brasileira é formada por 192 entidades-membros, sendo Cáritas Arqui/Diocesanas, com sede em Brasília – DF, composta por uma Diretoria, uma Coordenação Colegiada com um Diretor (a) Executivo (a) Nacional;
  • A Cáritas Regional é uma extensão da Cáritas Brasileira com um Conselho Gestor e um Secretário (a) Executivo (a);
  • E a Cáritas Diocesana ou Arquidiocesana, que é dirigida por uma Diretoria ou um Conselho Gestor.

A Cáritas Brasileira foi criada em 1956, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Portanto é um organismo da Igreja que inicialmente tinha como missão articular todas as obras sociais católicas e assumir a distribuição do Programa de Alimentos para a Paz, após a Segunda Guerra Mundial. Com a extinção do Programa em 1974, a Cáritas foi se adequando aos novos tempos e encontrando um novo caminho em torno das ideias da educação de base e da promoção humana no lugar do assistencialismo. Apoiado nas orientações sociais do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín, nos anos 80, os (as) agentes da Cáritas se aproximaram mais do ambiente da educação popular, das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e dos Organismos e Pastorais Sociais (CIMI, CPT, CPO), renovando assim sua metodologia de ação. Nos anos 90 a Cáritas Brasileira projetou iniciativas inovadoras como a dos Projetos Alternativos Comunitários e assumiu uma liderança ativa no conjunto das pastorais sociais. A Cáritas foi constituída por voluntários (as), mas em seu crescimento passou a contar também com um quadro fixo de pessoas, o que possibilitou assumir o planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização (PMAS).

Na atuação em gestão de riscos e em situações de emergências, sendo presença solidária e mobilizadora com ações preventivas e de redução de danos, a Cáritas busca firmar a importância de atuar na perspectiva de defesa de direitos.

Nas lutas emancipatórias, a partir de processos coletivos, organizativos, promovendo o protagonismo de grupos e comunidades, bem como no fortalecimento de iniciativas em redes de articulação, fórum e ações de incidência política, a Cáritas busca animar a construção de espaços de democracia participativa, de inclusão e transformação social.
Todas essas ações visam sempre um objetivo: transformar! A Cáritas Brasileira é mudança. Queremos que as pessoas excluídas nos campos sociais, políticos e econômicos possam também escrever sua história e ser, ao mesmo tempo, atores e atrizes principais dela.

A Cáritas, que leva em seu nome e em sua missão o próprio amor, é motivada na ação cotidiana a viver o bonito desafio de traduzir esse amor a partir da solidariedade para com as pessoas mais empobrecidas.

Com quase 60 anos de história, somos uma rede solidária de mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, por todo o país. Nos últimos 10 anos, pudemos auxiliar mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

CÁRITAS, SOLIDARIEDADE QUE TRANSFORMA!