2º Encontro Diocesano da Pastur trata do Turismo Religioso e Rural

O tema do encontro foi: “Turismo Religioso e Rural: experiências de fé e oportunidades de desenvolvimento”.
WhatsApp Image 2024 08 26 at 08.47.09 1
No último domingo, dia 25 de agosto, aconteceu o 2º Encontro Diocesano da Pastoral do Turismo (Pastur), na Paróquia São Francisco de Assis, em Umuarama. O objetivo do encontro foi proporcionar um espaço de reflexão e troca de experiências sobre o potencial do turismo religioso e rural da cidade e região, destacando a experiência de fé e as oportunidades de desenvolvimento  da comunidade.

Num dia gelado, o primeiro momento do Encontro foi marcado pela assessoria de Bruno Colombo, do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), de Douradina, com exposição sobre o desenvolvimento do turismo rural e os cuidados necessários para saber se um determinado local tem potencial para se tornar um atrativo turístico. A segunda palestra foi com Francisco Izidoro, do Santuário de Santa Rita de Cássia, de Lunardeli, sobre turismo religioso, a organização da paróquia e o envolvimento da comunidade, além da experiência de fé dos turistas que visitam igrejas e santuários.

Após as palestras, foram apresentados dois cases: turismo rural e turismo religioso na Diocese. Em seguida, o grupo almoçou no Restaurante Cavalinho Costelaria. No período da tarde, foi realizado um City Tour por Umuarama, incluindo uma pausa para café rural com a família Uliana e uma visita à Capelinha de Nossa Senhora Aparecida, construída no início de Umuarama.
WhatsApp Image 2024 08 26 at 08.51.49Para o Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor Diocesano da Pastur, o encontro foi excelente. “Eu gostei muito, pois aprendemos mais sobre turismo religioso e rural. Tivemos momentos de oração, troca de experiência, brincadeiras e sorteio de brindes. Pude perceber o grande interesse das pessoas em levar suas experiências e aprendizados para suas paróquias”.

Rita Rossato, Coordenadora Diocesana da Pastur, destacou a importância das paróquias formarem esse grupo para desenvolver esse trabalho na diocese e continuar evangelizando. “Temos uma Igreja rica e com muita história. Esse encontro foi muito produtivo, pois as pessoas presentes conseguiram aproveitar ao máximo, a fim de desenvolverem o turismo religioso em nossa região.
WhatsApp Image 2024 08 26 at 08.51.50

Assessoria de Imprensa Diocesana