Evento marcou o encerramento da Campanha Não Passe Sufoco

Campanha visa à prevenção e conscientização em caso de engasgo de bebês

IMG 3452

Durante todo o mês de agosto foram desenvolvidas ações nos postos de Saúde de Umuarama, para prevenção e conscientização em caso de engasgo de bebês. Isso é resultado da Campanha Não Passe Sufoco, da Rádio Inconfidência em parceria com a Secretaria de Saúde.

A campanha, de uma forma geral, destaca a importância de todos saberem fazer as manobras de desengasgo de bebês, desde profissionais da saúde, pais e até a sociedade como um todo. Eder Ferreira de Oliveira, condutor socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), explica “que os casos são corriqueiros e muitas vezes deixam vítimas fatais, principalmente em recém-nascidos e o conhecimento dessas manobras pode salvar a vidas”.

O encerramento da Campanha “Não Passe Sufoco” aconteceu no Centro Cultural de Umuarama, juntamente com Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. O evento contou com apresentações de paródias, sobre os temas em questão, dos profissionais de cada Unidade Básica de Saúde (UBS). Estiveram presentes o Prefeito de Umuarama, Celso Luiz Pozzobom, a Secretária de Saúde do Município, Cecília Cividini Monteiro da Silva e o diretor da Rádio Inconfidência, Padre Carlos Alberto de Figueiredo.

A Secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini Monteiro da Silva conta que essa campanha foi extremamente positiva. “Conseguimos atingir nosso público-alvo, as gestantes compareceram, as mães foram até as unidades, falamos com os professores e diretores das escolas, pois todos eles serão multiplicadores de informações”, conclui.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesana
Fotos: Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM diocesana