Ceará terá primeira Beata

A Menina Benigna preferiu morrer a cometer pecado.
cq5dam.thumbnail.cropped.1000.563
Hoje (24), às 17h, no Parque de Exposições na cidade de Crato, no estado do Ceará, a Benigna Cardoso da Silva será beatificada. O Papa Francisco nomeou o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, para presidir a solenidade de beatificação da mártir.

A festa de beatificação começou no último sábado (15), em que a Diocese de Crato organiza a 19ª Romaria da Benigna. A romaria segue até 25 de outubro, com novenas e missas diárias em honra à próxima beata do Brasil e a primeira do Ceará.

História da Serva de Deus Benigna Cardoso

Benigna Cardoso da Silva Nasceu em 15 de outubro de 1928, em Santana do Cariri (CE). Era muito religiosa e temente a Deus. A menina era assediada por um colega de escola e rejeitava as propostas dele. Porém, em uma tarde de sexta-feira, Raul Alves, sabendo que ela costumava buscar água perto de casa, escondeu-se atrás do mato e a abordou, tentando abusá-la. Como Benigna resistiu e dizia “não” com veemência, o rapaz a golpeou com um facão e a matou.

Na época do assassinato, o padre Cristiano Coelho Rodrigues, que foi mentor espiritual da menina, escreveu a seguinte nota ao lado do seu registro de batismo: “Morreu martirizada, às 4 horas da tarde, no dia 24 de outubro de 1941, no sítio Oiti. Heroína da Castidade, que sua santa alma converta a freguesia e sirva de proteção às crianças e às famílias da Paróquia. São os votos que faço à nossa santinha”.

O martírio de Benigna foi reconhecido pelo Papa Francisco em outubro de 2019. Inicialmente, sua beatificação havia sido marcada para 21 de outubro de 2020, mas, foi adiada por causa das medidas impostas para o combate à pandemia da Covid-19.

Oração pela beatificação de Benigna Cardoso

Ó Deus Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos adoramos, louvamos e bendizemos! Nós vos agradecemos pela vida e o testemunho de Benigna, que preferiu morrer para não cometer pecado, oferecendo-vos sua vida em plena adolescência, defendendo sua pureza e sua virgindade. Nós vos pedimos, ó Pai, a graça e a alegria de viver o Evangelho do vosso Filho expressas na vida de Benigna. Nós vos pedimos, ainda, segundo a vossa santa vontade, que Benigna seja associada ao número dos bem-aventurados em vossa Santa Igreja, como modelo de vida cristã a ser seguido, sobretudo, pela nossa juventude.

Que os nossos adolescentes e jovens, guiados pelo vosso Espírito, sejam imitadores das heroicas virtudes de Benigna, fortes na fé e na esperança.

Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, Rainha dos Mártires e das Virgens, intercedei por nós, como nossa advogada junto a Deus Trindade, para que possamos, como Benigna, viver no caminho da santidade. Amém!

(Com aprovação eclesiástica – Dom Magnus Henrique Lopes, OFMcap. – Bispo Diocesano)

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fonte: Vatican News | Diocese de Crato