Diáconos da Diocese de Umuarama visitaram a Diocese Irmã de Humaitá

Design sem nome 5Os diáconos Celeste Arildo Todão, do Santuário Santo Antônio, de Iporã, e João Luiz Barizão, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Umuarama, estiveram em visita à Diocese Irmã de Humaitá, no Estado de Amazonas, e ao Padre Fernando de Carvalho Brito, da Diocese de Umuarama, que está em missão por lá, desde fevereiro de 2023.

O objetivo da visita foi estabelecer uma parceria entre os Diáconos Permanentes e o Padre Fernando.

O Diácono João Luiz Barizão, que ficou 10 dias em Humaitá, contou detalhes, “Fomos para conhecer melhor o local e entender a realidade dos ribeirinhos, para passarmos aos outros Diáconos que irão posteriormente.” Ele ainda explicou como deve acontecer a missão dos Diáconos, “A cada 60 dias, um diácono vai e permanece por 30 dias na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora para auxiliar o Padre na formação de ministros, equipe de música, liturgia e coroinhas.”

O Diácono entrou em detalhes e disse que, “para nós, foi algo desafiador. As comunidades são distantes uma da outra e a locomoção é feita de barco. Foi uma visita enriquecedora, não só vimos a realidade, mas também aprendemos muita coisa. A cultura deles é totalmente diferente da nossa e o tempo deles também, lá tudo é mais tranquilo”, finaliza.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Arquivo Pessoal