Diocese parabeniza ao Dia Nacional do Surdo no Brasil

Dia 26 de setembro se comemora o Dia Nacional dos Surdos no Brasil, um dia em que se celebra as conquistas das Comunidades Surdas, é uma data de reflexão a respeito dos direitos e da inclusão dos surdos na sociedade.

Esse dia foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil, fundada no Rio de Janeiro no ano de 1857, pelo Imperados Dom Pedro II, o Instituto Imperial de Surdos-Mudos. O local ainda funciona nos dias atuais, mas com novo nome: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

O INES é um órgão do Ministério da Educação que atende alunos surdos da Educação Infantil até o Ensino Médio, além de oferecer ensino profissionalizante e estágios remunerados que ajudam a inserir os surdos no mercado de trabalho.

Até hoje, muitas conquistas já foram alcançadas, como a oficialização da Libras como segunda língua nacional, a obrigatoriedade do ensino de Libras na formação de professores, a obrigação da presença de um intérprete de Libras nos órgãos públicos, mas ainda há muito a se fazer para garantir a total inclusão das pessoas surdas no Brasil e a data serve para nos lembrar disso e promover o diálogo sobre o assunto.

O funcionário da Cúria diocesana, Lucas Luan Xavier Santiago, em nome da Diocese de Umuarama parabeniza a todos os surdos.

Fonte: www.libras.com.br
Publicação: Rejane Rocha