Maria Lúcia Maciel da Diocese de Umuarama foi instituída ao Ministério de Catequista durante a Assembleia da CNBB

Ela é catequista da Paróquia São Sebastião, de Altônia-PR, e foi escolhida por meio de sorteio entre todas as dioceses que compõem o Regional Sul 2 da CNBB.
Imagem do WhatsApp de 2024 04 13 as 11.35.26 5719d2c7
No último sábado (13), a catequista Maria Lúcia Pagliari Maciel, da Paróquia São Sebastião, de Altônia-PR, recebeu oficialmente o Ministério de Catequista, que aconteceu durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida-SP. O Bispo Diocesano, Dom João Mamede Filho; o Padre Alexandre Canela, Pároco da Paróquia São Sebastião; a Irmã Maria Vieira Feitoza, Coordenadora Diocesana da Animação Bíblico-Catequética; e Danilo Antonio Barbi, Assessor Diocesano da Animação Biblico-Catequetica; acompanharam esse momento único para a Diocese de Umuarama.

Maria Lúcia foi a representante do Regional Sul 2 da CNBB, após um sorteio entre as Dioceses que compõem o regional. Catequista há 39 anos, para ela, viver esse momento foi uma alegria indescritível. “Foi uma emoção tamanha viver esse dia na Casa da Mãe, em Aparecida-SP, para receber esse Ministério tão esperado pela Igreja e concretizado pela força, coragem e determinação do Papa Francisco. Para mim, a catequese é fundamental, ela significa transmitir Jesus através do olhar, das palavras e das ações”, detalha.

Para a Irmã Maria Vieira, ser catequista é uma vocação. “A instituição desse ministério trata-se de um momento muito significativo para a Igreja do Brasil, o catequista é a vocação mais antiga da história do Cristianismo, então, instituir esse ministério é reconhecer a importância que essa vocação ocupa e também reconhecer a importância do catequista na caminhada da Igreja, no processo de iniciação a vida Cristã de nossas famílias, crianças, jovens e adolescentes,” finaliza a Irmã.

Dom Leomar e grupo

Fonte: Érica Bolonhezi