Mulher em Missão, a liderança da mulher no projeto igreja irmãs

A quarta edição da série “Mulheres na Missão” vai debater, a temática: ‘A Liderança da Mulher no projeto Igrejas Irmãs’ .cq5dam.thumbnail.cropped.750.422A quarta edição da série “Mulheres na Missão” vai debater, nesta terça-feira, 8 de junho, a temática: ‘A Liderança da Mulher no projeto Igrejas Irmãs’. A live, organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), será às 15h, no canal do YouTube da CNBB.

Na conversa deste mês da série “Mulheres na Missão”, que se realizará nesta terça-feira (08/06) a assessora da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, irmã Sandra Regina Amado, vai receber a mestra e doutoranda em Teologia Pastoral da PUC Paraná, irmã Dirce Gomes da Silva e a jornalista do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) e co-corrdenadora do COMIRE Sul 3, Victória Holzbach.

De acordo com irmã Sandra Amado, a ideia nesta quarta live é enfatizar a diferença que a mulher faz na missão também no projeto Igreja Irmãs.

“Muitas vezes quando se falam em projeto Igrejas Irmãs, visualizamos o intercâmbio sendo realizado com o envio de presbíteros para a Igreja Irmã. No entanto, as qualidades da ternura, amor pela missão e resiliência que a mulher traz para os projetos fazem a diferença na missão. Esses elementos próprios contribuem para a atualização, concretização harmoniosa do cotidiano da ação missionária da Igreja nos projetos Igrejas Irmãs. Por isso, a importância da presença da mulher também nesse âmbito de ação missionária. Enfim, a mulher é guardiã da vida e vela pela missão da Igreja em saída como nos pede o Papa Francisco e o magistério Latino americano. Assim, a contribuição da mulher leiga ou consagrada é valiosa e deve ser reconhecida também nos projetos Igreja Irmãs”, destaca a assessora da comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

O projeto Igrejas Irmãs foi criado pela CNBB, em fevereiro de 1972 forma e envia missionários e missionárias religiosos ou leigos para evangelizar e cuidar da saúde da população que vive nas mais longínquas comunidades brasileiras e também em países como Guiné-Bissau, Haiti e Moçambique.

Série Mulheres na Missão

A série “Mulheres na Missão” é uma organização da Comissão que tem a motivação de provocar a reflexão sobre a animação, e a coordenação de projetos e atividades missionárias no Brasil a partir do olhar feminino.

A terceira live desta série “Mulheres na Missão”, foi realizada excepcionalmente no dia 10 de maio, e teve como tema: ‘A liderança da mulher nas comunidades eclesiais missionárias’. O bate papo contou com a presença da presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Gomes de Oliveira e a coordenadora do COMIRE do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul), Janete Maria Schnorr Favero.

A segunda edição da live ocorreu no dia 8 de abril e teve como tema ‘A mulher no magistério do Papa Francisco’. Irmã Sandra Regina Amado conversou com a antropóloga, professora de Teologia e doutoranda em Filosofia, Moema Miranda, que também integra a Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da CNBB e a irmã Elisabeth Miguel, coordenadora do Conselho Missionário do Regional do Sul 1.

A primeira edição realizada no Dia Internacional da Mulher – 8 de março, teve com o tema: ‘Retrato atual: presença feminina na missão eclesial’. A convidada foi a presidente da Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro. A religiosa havia sido recém nomeada pelo papa Francisco para ser consultora da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) da Cúria Romana.

As lives desta série acontecerão ao longo do ano, sempre no dia 8 de cada mês (quando cair no final de semana acontecerá no próximo dia útil), às 15h, no canal do Youtube da CNBB. A última edição será no dia 8 de dezembro, no dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

Esta série, segundo a assessora da comissão, Irmã Sandra, concretiza a proposta de vivência da missão prevista no Programa Missionário Nacional (PMN) em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Editado pelas Edições CNBB, o PMN é um documento importante para o aprofundamento da vivência e da ação missionária na Igreja do Brasil.

Acesse aqui o canal da CNBB no Youtube

Publicação: