Padres participam da 4ª edição da “Formação Integral para Presbíteros”

A 4ª edição do encontro aconteceu na cidade litorânea de Guaratuba (PR), entre os dias 4 e 19 de julho e reúne 17 padres.

Desde o dia 4 de julho, 17 padres, de diferentes dioceses do Paraná, participam da 4ª edição da “Formação Integral para Presbíteros” (FIP), em Guaratuba (PR). O encontro formativo, que se encerra hoje, dia 19 de julho, é promovido pela Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Sul 2 da CNBB (CRP-PR).  Os Padres Sergio Grigoleto, Edvaldo Farias e Lailson Tomé são os participantes da Diocese de Umuarama.

A formação é destinado a padres com 10 a 25 anos de ministério e tem como base os pilares da formação para o ministério presbiteral, segundo a exortação apostólica pós-sinodal do Papa João Paulo II, Pastores Dabo Vobis: vida humano-afetiva, vida espiritual, vida comunitária, vida intelectual e vida apostólica.

O encontro traz uma proposta de vivência presbiteral com momentos de fraternidade, espiritualidade e confraternização. Os padres são acompanhados por uma nutricionista, que cuida para que tenham uma alimentação saudável, por um educador físico, que propõe atividades diariamente e por outros profissionais de saúde. Além disso, conteúdos de teologia e pastoral são abordados por bispos, padres e profissionais de várias áreas do conhecimento.

“Há seis anos, pensamos nessa proposta que é realizada, em 2023, na sua 4ª edição. Um encontro para padres com 10 a 25 de ministério, buscando ajudá-los a crescer integralmente na dimensão humano-afetiva, na saúde psíquica, na dimensão espiritual, na dimensão social, comunitária, pastoral e também intelectual”, afirmou o presidente da CRP-PR, padre Emerson Lipinski.

Confira, na reportagem abaixo, a entrevista com padres da presidência da CRP-PR, com profissionais que atuam no encontro e com os padres que estão participando.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fonte: Karina de Carvalho