Paróquia Nossa Senhora das Graças comemora Jubileu de Ouro

50 anos de amor, fé e evangelização.

diocese de umuarama 1

Neste final de semana a Paróquia Nossa Senhora da Graças de Tuneiras do Oeste, comemora seu Jubileu de Ouro junto coma festa da sua Padroeira. A Paróquia está realizando a novena em honra a Nossa Senhora das Graças, que contou com a presença da maioria dos Padres que já passaram por essa comunidade. No sábado (27) acontece a Santa Missa com o encerramento da novena e em Ação de Graças por esses 50 anos de amor, fé e evangelização. Após a missa ainda haverá uma benção de uma imagem, doada pelo prefeito e inauguração da Praça Castelo Branco.

HISTÓRIA DA PARÓQUIA

Na simplicidade da pequena cidade em 1° de novembro de 1971, por meio do Decreto n.º 53, assinado por Dom Eliseu Simões Mendes, Bispo de Campo Mourão-PR, foi instituída a Paróquia, e no dia 10 de maio de 1972 tomou posse o primeiro pároco, Pe. João Batista Miazzi. Com sua trajetória marcada pela organização e o projeto para a construção de uma nova igreja. No decorrer de 17 anos, a Congregação do Sagrado Coração de Jesus esteve presente com quatro Padres e dois Irmãos Religiosos (1972 a 1989). Tão logo, a congregação desligou-se da Paróquia,  que passou a ser administrada pelo missionário leigo Adalbi Cardoso, com a sua equipe.

Em junho de 1989, Dom José Maria Maimone nomeou pároco desta Paróquia o Padre diocesano José Osmar Benetolli, que intensificou o trabalho pastoral a partir das CEBs. Nesse período, a comunidade vivenciou a tragédia que ceifou a vida de 14 trabalhadores num trágico acidente de caminhão.

No ano de 1996, o Pe. Carlos Alberto de Figueiredo organizou com os leigos o Jubileu de Prata da Paróquia, sendo transferido em seguida. Assumiu a Paróquia o Pe. Saulo Neiva Dias, depois o Pe. Jailson João da Silva esteve na Paróquia por 10 meses, sendo substituído pelo Pe. Carlos Alberto Rampani. Este teve como sucessor o Pe. Antônio Carlos de Souza (Padre Toninho) que durante 12 anos realizou muitas ações pastorais.

Nesse tempo de Paróquia foram realizados 7.853 batismos, 1.822 Matrimônios assistidos, como também as incontáveis Eucaristias celebradas Foram ministrados 2.957 Sacramentos da Crisma pela imposição das mãos dos Bispos Diocesanos, que contribuíram com a celebração do “Jubileu de Ouro” da Diocese.

Na atualidade, a Paróquia conta com oito Capelas Rurais: Nossa Senhora Aparecida, do bairro Canaã; São Francisco, do bairro S. Francisco; São Sebastião, do bairro Lavoura; São Miguel, do bairro Rancharia; Nossa Senhora Aparecida, do distrito de Aparecida do Oeste; Sagrado Coração de Jesus, do bairro Ouro Verde; São Paulino, do bairro S. Paulino; e São Sebastião, do bairro Cuaraitava.

A Diocese de Umuarama parabeniza toda a comunidade, por esses 50 anos de dedicação e amor a Igreja Local. Que a luz da evangelização e da fé nunca se apague em vossos corações.

Publicação e Arte: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana e PASCOM