Pastoral da Ecologia discute qual a fórmula da água

A Live comemorou o Dia Mundial da água.
WhatsApp Image 2022 03 25 at 22.53.31
No último dia 22 de março, Dia Mundial da Água, aconteceu a Live da Articulação da Pastoral da Ecologia Integral da Regional Sul 2 (Paraná). A Palestra foi apresentada pelo presidente da fundação Carlos Tavares, que também é presidente da Carbon Zero em São José dos Pinhais-PR, diretor financeiro da Fazenda Nossa Senhora de Fátima em Campo Largo-PR e Diretor de projetos socioambientais e de sustentabilidade da Unilivre (Universidade Livre do Meio Ambiente) em Curitiba-PR. Tavares é formado em contabilidade, economia e é diretor da reserva natural: Recanto das Perobas, localizada ao lado da Rebio (Reserva Biológica das Perobas), em Tuneiras do Oeste – PR.

O tema explanado foi “Qual é a fórmula da água? ”

Para essa live, tivemos (teve) a presença do Padre Carlos Alberto de Figueiredo, assessor da Pascom da diocese de Umuarama-PR, pároco do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Umuarama.

Teve também, a presença do professor Amauri Henrique Rosina, coordenador da Pastoral do Meio Ambiente, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Apucarana-PR, especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e um dos Articuladores da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2.

A apresentação e a organização ficaram sob a responsabilidade de Luiz Antoniassi, articulador da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul 2 – CNBB e Coordenador da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Umuarama-PR.

Carlos Ferreira mostrou como recuperar um rio poluído, deixando-o com a água limpa e explicou sobre o seu trabalho de recuperação de nascentes e córregos que envolvem a comunidade e os próprios moradores.

Durante a palestra, mostrou as análises dos rios de Curitiba e região, em que a maioria apresenta poluição. Em seguida, falou sobre as estações de tratamento de esgoto e explanou sobre a fórmula da água, ou seja, aquela que realmente bebemos da torneira, que contém uma verdadeira alquimia de produtos químicos e que nós, consumidores, achávamos que era apenas H2O.

A live foi assistida pelo Diretor-Presidente da Sanepar Sr. Claúdio Stabile, que entrou em contato com a equipe e se ofereceu para participar de uma nova live, em que ele ajudaria a explicar e tirar dúvidas sobre a qualidade da água que bebemos.

A pergunta ainda continua: Qual a fórmula da água? Como está a qualidade da água que bebemos?

Fonte: Luiz Antoniassi
Articulador da Pastoral da Ecologia Integral Regional Sul 2 – CNBB