“Pastoral de Conjunto” foi o tema da 4ª Reunião do Clero de 2023

IMG 6968Nessa quinta-feira (19), no Centro Diocesano de Formação (CDF), aconteceu a 4ª Reunião do Clero de 2023, que reuniu bispos, padres e diáconos. O encontro iniciou às 9h, com a oração das Laudes, e, em seguida, todo o clero realizou em grupo, separados por decanatos, um debate sobre a Pastoral de Conjunto, a Presbiterialidade e o Pastoreio.

Para o Bispo Diocesano, Dom João Mamede Filho, “estamos nessa reunião aqui, centrando interrogações, procurando clarear o máximo possível que é a pastoral de conjunto, que não é pastoral de todo mundo junto, nem um conjunto de pastorais, mas aquela linha que perpassa tudo que é o trabalho de visualização. Nós queremos chegar ao ponto de detectar qual é o roteiro, de onde a onde vai a formação cristã de um ser humano, desde antes do Kerigma até ele poder dizer como São Paulo: “não sou mais eu que vivo é Cristo que vive em mim”, visualizar toda essa linha, todo esse roteiro e ser capaz de localizar cada uma de nossas atividades pastorais e movimentos nesse roteiro, nesse arco formativo para a gente ali mesmo ajudar cada movimento a viver mais intensamente aquele momento no arco formativo da Diocese. É isso que a gente está tentando aqui, primeiro, visualizar qual é esse arco formativo, depois, cada pastoral nossa ou a ser criada onde se encaixaria.

O Padre Marcos Antônio de Oliveira, Coordenador Diocesano do Clero, comentou o objetivo da reunião, “nos reunimos sempre como clero, para que haja uma pastoral de conjunto, uma unidade de conteúdo, uma unidade no método, uma  unidade de material, para que a comunhão aconteça em nossa Diocese. Cada um está em seu lugar, em sua paróquia, aliás somos 50, cada um com sua realidade, e a unidade e a comunhão acontece a partir dos presbíteros, sem a presbiterialidade não há pastoral de conjunto, tem como objetivo isso, a partir dos presbíteros que a primeira comunidade, depois acontece no segundo nível, que é a comunidade paroquial, ser um reflexo dessa unidade, a comunhão entre todos”

GALERIA FUNDOAZUL

Assessoria de Imprensa Diocesana