Quinta-feira Santa: Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o Mandamento do amor

“Tempo de nos purificar, libertar de nossos pecados e percorrer as celebrações pascais com intensidade, piedade e devoção”, Pe. Leandro

SEXTA FEIRA SANTA 6

O Padre Leandro Carlos Broleze, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Umuarama-PR), explica que, nesse dia, celebra-se a Instituição da Sagrada Eucaristia, a instituição do sacerdócio ministerial, como um serviço na pessoa do Cristo. “A riqueza dos gestos que os sucessores dos apóstolos continuam a fazer, expressando serviço à Igreja e aos irmãos,” detalha.

O presbítero diz que para compreender a celebração, é necessário se revestir do Cristo e ter a capacidade de praticar a empatia. “Quando a Palavra de Deus chega aos nossos ouvidos, nesse dia que a Igreja celebra a abertura do Tríduo Pascal, ela revive todos os mistérios celebrados e leva a comunidade a perceber a importância de vivenciá-lo com devoção e amor.  Com o jarro e a bacia nas mãos, cingir a cintura e fazer como o próprio Cristo, lavar os pés e não as mãos, os pés que, mesmo diante dos tropeços, continuar a caminhada à luz da Palavra de Deus. ‘Compreendeis o que vos fiz? Vós Me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque realmente Eu o sou. Se Eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros’” (Jo 13,12-14), ressalta o Padre Leandro.

Ele comenta que a missão de continuar cabe a cada um dos batizados. “Recordar a nossa missão, lembrar a aliança entre Deus e seu povo, tempo de nos purificar, não somente externa, mas, também, internamente, libertar de nossos pecados e percorrer as celebrações pascais com intensidade, piedade e devoção”, finaliza o sacerdote.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM