Seminário sobre Evangelização e Inteligência Artificial teve um participante da Diocese de Umuarama

382457070 697333532426276 7474223898043493888 n 1Nos dias 18 a 22 de setembro, o Assessor de Comunicação Pe. Carlos Alberto de Figueiredo, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Tapejara, representou a Diocese de Umuarama em um seminário inovador sobre a relação entre a evangelização e a inteligência artificial, que aconteceu no Rio de Janeiro-RJ.

O evento, que contou com a participação de representantes de diversas dioceses de todo o Brasil, foi organizado e realizado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e teve como objetivo principal explorar o uso da IA como assistente para o serviço da missão de difundir a fé. O Pe. Carlos destacou a “importância de se utilizar as ferramentas da era digital para ampliar o alcance da mensagem religiosa, mantendo sempre a orientação espiritual e ética da Igreja.”

O seminário também contou com a presença de especialistas da PUC-Rio em inteligência artificial e ética, que discutiram as implicações da IA na evangelização, bem como, acerca das questões relacionadas à privacidade e à confidencialidade dos dados.

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, ressaltou a importância de se manter um equilíbrio entre a tradição religiosa e a inovação tecnológica. Ele destacou que a IA pode ser uma aliada valiosa na disseminação da palavra de Deus, desde que seja usada de maneira responsável e alinhada aos valores humanos e cristãos.
IMG 20230922 WA0039O seminário sobre evangelização e inteligência artificial marcou um passo importante na busca por maneiras criativas de alcançar as pessoas na era digital. A iniciativa da Igreja em discutir tal tema vem da certeza da missão de comunicar o evangelho e da disposição da Igreja em abraçar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, mantendo sempre o compromisso com os princípios religiosos, teológicos, doutrinais e éticos.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fonte: Pe. Carlos Alberto de Figueiredo
Fotos: ArqRio