Aconteceu neste domingo (27) a terceira etapa de formação do Projeto Rumo ao Jubileu Diocesano

O evento contou com a presença de Coordenadores Paroquiais de toda a Diocese

27 2

A oração inicial ficou a cargo do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI), que a partir do texto de Mt 13,1-9, propôs uma reflexão sobre a caminhada, apresentando-a como um terreno a ser cultivado e cuidado para que a semente da Palavra de Deus dê bons frutos.
Nesta etapa, Padre José Osmar Benetolli, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, pediu uma avaliação da caminhada deste primeiro ano, que teve como tema o Querigma; o ir ao encontro do outro, a setorização e a formação de pequenas comunidades.
Foi apresentado o planejamento do que acontecerá de 2020 a 2021, em que toda a diocese de maneira unida estará estudando a Iniciação à Vida Cristã (IVC): Itinerário Catequético e, do mesmo modo, celebrando a partir do Ritual de Iniciação Cristã Para Adultos (RICA). Foi bem explicado que este movimento de estudo e celebrações estará voltado para todos os movimentos e pastorais e não somente para os grupos de reflexão e contará com a participação de toda a Paróquia.
O encontro contou com a Equipe Diocesana de Catequese, Irmã Solange Martinez, Elza Assumpção e Maria do Carmo, que explicou o que é a IVC e o RICA, e como funcionam as etapas e os momentos de celebração.
Padre Carlos Gomes apresentou o calendário de atividades para os próximos anos e esclareceu que todas a atividades e celebrações estarão bem detalhadas no Informativo Diocesano, que também estará voltado para o RICA e a IVC nestes anos e será um instrumento importante para todas as paróquias.
Padre Luiz da Silva Pereira comentou a respeito da novena de Natal, que tem como tema: Iniciação à vida Cristã, cujo foco principal é ir ao encontro das famílias afastadas e formar novas comunidades.
Na sequência Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., com poucas palavras comentou a liturgia do dia, e disse que os agentes de pastoral não podem ter a arrogância do fariseu, que pensa ter tudo, mas é necessário ser como o cobrador de impostos, que na sua humildade de se colocar como pecador, foi justificado. O Bispo concluiu dizendo que “Os agentes de pastoral, precisam ser como a água que com todo sua singeleza e simplicidade consegue levar vida por onde passa”.
Como oração final, a Equipe do CEBI completou a reflexão sobre a semente lançada, que deve ser cuidada com amor e carinho e regada com nossa água da perseverança para que venham dar flores e frutos na hora de Deus.

Publicação: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana