Domingo de Ramos: doação da vida de Cristo por amor a nós

Bendito o que vem em nome do Senhor.

SEXTA FEIRA SANTA

Padre Lucas Pereira dos Santos, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rocio e São Sebastião de Tapira, fala sobre o Domingo de Ramos e explica que essa celebração marca o início da Semana Santa, em que a Igreja relembra cronologicamente os acontecimentos da Paixão de Jesus. “Depois de caminharmos quarenta dias de penitência com Jesus no deserto, inicia a grande agonia e flagelação, em que Ele vence as extremidades do mundo para nos salvar”, detalha o sacerdote.

O presbítero ainda conta que “a celebração de Ramos se divide em duas grandes partes, a primeira: narra a alegre entrada de Jesus em Jerusalém, em que ele é aclamado pelo povo hebreu, que o acolhe como o Messias, o esperado Salvador e Libertador. Por isso, o povo estendia tecidos para que o Rei pudesse entrar e fosse exaltado pelos ramos, fazendo memória à profecia de Zacarias. A Segunda parte se refere ao anúncio da Paixão de Nosso Senhor, que narra sua agonia, sofrimento, flagelo e morte na cruz, para nos regenerar em sua vitória sobre a morte. Portanto, fica claro que o Messias esperado por todos não foi reconhecido verdadeiramente pela grande multidão, porque, em sua humildade, Ele veio instaurar um novo Reino, maior do que esse, enquanto a maioria esperava algo meramente humano e terreno”, descreve Padre Lucas.

Ele finaliza sua explicação sobre o Domingo de Ramos, dizendo que, “o conhecimento que precisamos retirar dessa celebração é a compreensão sobre a grande doação da vida de Cristo por amor a nós, que se entregou livremente, sabendo que estaria nos religando ao Pai”, conclui.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM