Diácono Márcio participa de curso sobre prevenção de suicídio

O Projeto “Cuidar da Vida – Prevenção de Suicídio entre Adolescentes e Jovens” possui o objetivo de formar multiplicadores capacitados para atuar na prevenção do suicídio em contextos juvenis, como grupos e movimentos, além de escolas, com ênfase especial nas públicas.

WhatsApp Image 2024 09 04 at 08.26.21

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, o Diácono Márcio Henrique Lopes, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Cianorte, participou de um curso promovido pela Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, realizado no Instituto Salesiano Pio XI, em São Paulo (SP), abordou o tema: “Cuidar da Vida: Prevenção do Suicídio entre Adolescentes e Jovens”.

O Diácono Márcio é o Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação, vice Coordenador da Pastoral da Educação do Regional Sul 2 da CNBB e membro do Comitê Nacional de Educação e Cultura da CNBB. Ele explica o que foi tratado nesses dias, “estivemos unidos, Pastoral da Educação e Setor Juventude, a fim de discutir, refletir, rezar e principalmente adquirir ferramentas para cuidar da vida, dom de Deus. Nossos jovens e adolescentes apresentam vulnerabilidade psicológica e muitas vezes não encontram espaço para acolhida.  O primeiro passo é acolher e ouvir, sem julgamentos e depois encaminhar para acompanhamento especializado. Com uma simples escuta ativa podemos evitar 90% dos suicídios. A vida em abundância é um compromisso da Igreja, por isso todos nós devemos nos unir para que ela seja preservada” finalizou o Diácono.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: CNBB e arquivo pessoal