A esperança de um novo céu e uma nova terra

Na última terça-feira, 02, fiéis estiveram presentes na tradicional Santa Missa de finados por toda Diocese.

As celebrações de Finados foram realizadas nas paróquias da Diocese, dia em que a liturgia celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos. O Padre Othon Etienne, pároco da Paróquia Santa Clara de Assis explica que no fim da peregrinação terrestre, se passa da morte para a vida, cujo início se deu por ocasião do batismo, continuou ao longo de toda a vida e se completou na morte. “Graças à nossa plena participação na ressurreição de Cristo, o irmão falecido experimenta efetivamente em seu corpo o que vivera sacramentalmente pela fé batismal. Para os cristãos, não se trata de um simples dia de saudade, mas de oração pelos fiéis de Cristo que já partiram para a Casa do Pai na firme esperança da ressurreição. O cristão não pode encarar a morte como os pagãos; nós temos uma esperança, e ela se chama Jesus Cristo, Aquele que disse ‘Eu sou a Ressurreição, Eu sou a Vida’ (Jo 11,25).  Nesse sentido, a oração da Igreja tem por finalidade, também, consolar os parentes e amigos e se converte num gesto de solidariedade, sobretudo para com os pobres, não raras vezes vítimas da violência e injustiça na vida e na morte,” conclui o sacerdote.

Na Catedral de Umuarama quem presidiu a celebração às 8h da manhã, foi o Bispo Diocesano, Dom João Mamede Filho.

Fotos: Milton Cinque

No Cemitério Municipal de Umuarama, o Padre Machado presidiu a celebração às 9h da manhã. Acompanhado com a equipe da Rádio Amizade FM fizeram também uma ação para arrecadar alimentos e ofertas para serem doados aos mais necessitados.

Fotos: Equipe Amizade FM

Padre Maurício Cassemiro presidiu a celebração na Paróquia São Lucas e São Cristóvão.

Fotos: Cris Venthura

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapejara realizou a missa no cemitério municipal e foi presidida pelo Pároco, o padre Luiz Carlos Pintenho.

Fotos: Marisa Risk e Anderson Henrique

Fonte: Erica Bolonhezi