Bispos do Regional Sul 2 se reúne em Paranavaí

Teve início na noite de domingo (04) a Assembleia anual dos Bispos do Regional Sul 2 da CNBB, que compreende o estado do Paraná. A Diocese de Paranavaí (PR), no ano em que completa seu jubileu de ouro, foi o local escolhido para a reunião dos bispos.

A celebração eucarística celebrada na Catedral Maria Mãe da Igreja foi presidida por Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, e concelebrada pelos demais bispos do regional, administradores apostólicos e padres da diocese de Paranavaí. A assembleia anual é um momento de comunhão entre os bispos, onde eles partilham, discutem e avaliam a caminhada pastoral da Igreja Católica no Paraná e decidem juntos novas iniciativas. A assembleia prossegue até o dia 06 de março.

Nesses dias de Assembleia o Episcopado paranaense avalia a caminhada do ano anterior, tudo o que foi realizado e o que ainda precisa dar prosseguimento. Depois, cada bispo tem a oportunidade de apresentar algum assunto que gostaria de ouvir a opinião dos irmãos no episcopado. Além disso, o Regional Sul 2 tem alguns assuntos fixos na pauta, como a Missão Católica Beato Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. Segundo Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Sul 2, outro tema importante discutido pelos bispos foi a decisão do Supremo Tribunal Federal de aprovar o estudo confessional nas escolas do Ensino Fundamental. “É uma coisa que para nós é novidade, no sentido de ser confessional, pois até agora trabalhávamos no sentido inter-religioso e ecumênico, mas agora com essa proposta precisamos decidir o que fazer. Então discutimos um pouco, mas como é um assunto um tanto polêmico, decidimos ouvir as bases de nossas dioceses e também o que será dito na Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida”.

Publicação: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação diocesana
Fonte e foto: Arquidiocese de Maringá e Karina Carvalho