Coletiva de Imprensa: 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: para uma comunicação plenamente humana.
Imagem do WhatsApp de 2024 05 06 as 08.32.04 799c5380Na manhã desta sexta-feira (03), foi realizada uma coletiva de imprensa, em comemoração ao 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que, neste ano, contemplou o tema: Inteligência Artificial e Sabedoria do Coração: para uma comunicação plenamente humana.

A coletiva aconteceu no auditório da Residência Episcopal e foi transmitida pelo Facebook e Youtube da Diocese. Compuseram a mesa, Dom Frei João Mamede Filho, Bispo Diocesano; Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor da Pastoral da Comunicação (PASCOM) e Katya Suzuki, Coordenadora da Pastoral da Comunicação.

Na mensagem que o Papa Francisco deixou para essa data, o texto discute a evolução dos sistemas de inteligência artificial (IA) e seu impacto na comunicação e convivência civil. A mensagem também enfatiza a importância de começar com o coração humano para entender e orientar as mudanças culturais trazidas pela tecnologia, além de abordar os riscos e as oportunidades, incluindo questões éticas e regulamentadoras.

>> MENSAGEM DO PAPA PARA O 58º DMCS <<

Durante a coletiva, o Bispo destacou que somente adotando um olhar espiritual e buscando a sabedoria do coração, é que poderemos ler, interpretar e usar a IA como uma comunicação plenamente humana. “A utilização da Inteligência Artificial poderá proporcionar um contributo positivo no âmbito da comunicação, se não anular o papel do jornalismo no local”.

Ao fim da coletiva, o Padre Carlos e o Bispo responderam a perguntas e suscitaram alguns questionamentos.

Assista a coletiva na íntegra e confira tudo o que foi comentado a respeito do assunto.

Assessoria de Imprensa Diocesana