Coletiva de Imprensa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023

Tema: “Fraternidade e Fome” e lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)
IMG 7058
Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada a Coletiva de Imprensa sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2023, que possui o Tema: “Fraternidade e Fome” e o Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer”, (Mt 14,16).

A Coletiva aconteceu na residência episcopal, com a presença da imprensa diocesana e local, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese. Compuseram a mesa principal: o Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv.; o Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, Diretor do Centro de Estudos São João XXIII e Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Carlos Alberto de Figueiredo; o Diácono da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Cianorte e Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, Márcio Henrique Lopes; a Fundadora e Presidente da Associação Vida e Solidariedade, Maria do Carmo da Silva (Dona Maria da Sopa); e a Vice Coordenadora da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese e do Regional Sul 2, Leticia Framesche, mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental e pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Umuarama-PR.

Durante a Coletiva, o Bispo fez uma reflexão sobre o tema da CF 2023 e afirmou que ela une a realidade de famintos à solidariedade. “A fé deve levar à prática. Sem obras, a fé é morta, já dizia São Tiago (Tg 2,17). Por isso, que ao trazer a reflexão para a realidade de milhares de famintos, a Igreja mostra que a multiplicação dos pães sempre suscitou um forte apelo ético direcionado à justiça distributiva e ao direito ao alimento como garantia de vida. E revela a preocupação de Deus pelo bem fundamental de cada ser humano, sinal de um Reino feito de atenção aos pobres, de partilha e saciedade de bens para todos”, destaca Dom João.

O Diácono Márcio Henrique Lopes, Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade, foi enfático em dizer que muitas vezes, a merenda escolar é a única fonte de alimentação consistente realizada no dia de alguns alunos. “Esses infelizes e corriqueiros exemplos provam que a mazela da fome ainda é uma triste realidade em muitas das nossas famílias. Nenhum cristão pode dormir tranquilo quando tantos homens e mulheres estão em situação de insegurança alimentar. A Campanha da Fraternidade também faz uma denúncia social, não se trata apenas de um gesto de partilha e solidariedade, é preciso rever com coragem as estruturas que provocam a miséria e consequentemente a fome.”, reforça.

Para quem não assistiu a Coletiva de Imprensa ao vivo, a live está disponível no Facebook e Youtube da Diocese, e quem tiver o interesse em contribuir com a Associação Vida e Solidariedade, mais conhecida como “Dona Maria da Sopa”, poderá entrar em contato pelo telefone (44) 3639 3688.

Texto: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana