Coletiva de imprensa marca o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022

Tema: “Fraternidade e Educação” e lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Na manhã desta terça-feira (22) foi realizada a coletiva de imprensa sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2022, que tem como tema: “Fraternidade e Educação” e lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A coletiva foi na residência episcopal, com a presença da imprensa, diocesana e local e transmitida pelas redes sociais da Diocese.

Compuseram a mesa principal o Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação, Diretor do Centro de Estudos São João XXIII e Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Diácono da quase Paróquia Nossa Senhora das Graças em Cianorte, Márcio Henrique Lopes, Coordenador Diocesano da Pastoral da Educação e Professor do Colégio Estadual Cívico Militar Dom Bosco e da Escola particular Centro Educacional de Cianorte e Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, Secretária de Educação de Umuarama.

IMG 5456

Dom João, em sua participação disse que “educar é, antes de tudo, um ato de amor e serviço ao próximo, de respeito à vida e à Casa Comum. A educação é indispensável à vida, nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado, da responsabilidade, da fraternidade e na construção da sociedade da paz. Educar, também é uma ação divina porque Deus, ao longo da história, educa o seu povo e nos oferece Jesus como modelo de grande educador. Para a Campanha da Fraternidade, o amplo diálogo pode nos ajudar a construir uma educação, cuja escolhas se fundamentem num humanismo centralizado na solidariedade das forças que, colocadas em operação, criam uma realidade nova, onde todos têm oportunidades de crescer respeitando a vida do outro, nosso irmão”, finaliza o Bispo.

IMG 5495

De acordo com o manual da Campanha da Fraternidade, trata-se em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema educação em uma CF. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

“Em um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações, é preciso reaprender a amar, a perdoar, a cuidar, a curar, a dialogar e servir a todos. Educar é construir a verdadeira fraternidade alicerçada na justiça e na paz. ‘Isto será possível à medida em que Cristo, que nos liberta do egoísmo for tudo em todos (1Cor 15,22)’”, orienta o manual da Campanha da Fraternidade 2022.

CF 2022

Para a Secretária de Educação é uma honra falar de um tema tão importante que a Campanha da Fraternidade traz em 2022. “A educação se dá pela mediação do professor, do conhecimento e esse papel do professor, com o seu conhecimento, fala com sabedoria, de formação continuada, de condição de trabalho, que precisa ter estrutura e nem sempre em casa a criança tem isso. A campanha vem contribuir com essa conscientização, de pensarmos para além da nossa realidade, do nosso trabalho, principalmente os empresários, para pensar para além da sua empresa”, destaca Mauriza em sua fala na coletiva.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM