Diocese de Umuarama marca presença no 7° Encontro Nacional da PASCOM

Foram dias de conferências, teatro, orações e celebrações focados no tema da sinodalidade.MG 3067Entre os dias 22 e 24 de julho, em Indaiatuba-SP, no Mosteiro de Itaici, aconteceu o 7° Encontro Nacional da PASCOM (Pastoral da Comunicação), que reuniu agentes de todos os cantos do Brasil.

Foram dias de conferências, teatro, orações e celebrações focados no tema da sinodalidade, referente ao Sínodo 2021-2023, que está acontecendo na Igreja Católica do mundo inteiro.

A Diocese de Umuarama contou com três representantes no encontro: Gabriel Rocha, Assessor de Comunicação Diocesana, Milton Cinque, da Pascom da Catedral do Divino Espírito Santo, e Rita Mércia Antoniassi, Coordenadora da Pascom da Paróquia São Francisco de Assis.

Para Gabriel, “foi um encontro muito proveitoso, no qual pudemos aprender a olhar e ouvir mais o próximo. Como pasconeiros, só queremos chegar lá e trabalhar, porém, é mais do que isso, tenho que levar o Evangelho aos mais necessitados, não só de bens, mas,  de palavras, de carinho e, em especial, de amor. Outra coisa que podemos enquanto PASCOM é cuidarmos melhor da espiritualidade e rezarmos mais.”

Para Cinque, que é estreante nos encontros da PASCOM, “fiquei surpreso com a importância renovadora que nós pasconeiros temos na missão sinodal da Igreja, na transformação evangelizadora e no poder de dar “visibilidade aos invisíveis”. Além disso, a exuberância e a espiritualidade do mosteiro são impressionantes.”

Para Rita, “percebi quão relevante e fundamental é a atuação desta Pastoral no trabalho evangelizador e quão importante é o desenvolvimento de uma espiritualidade pessoal e coletiva entre seus agentes”. A Igreja está em pleno processo de resgate de seu modo de agir natural, original, que é o modelo sinodal, o caminhar junto. Somos convocados pastoralmente a colocar luz nesse processo, ajudando na construção do discernimento necessário para o agir da Igreja no mundo, sob a inspiração do Espírito Santo, sendo verdadeiramente o sinal da presença do Senhor Jesus neste tempo em que vivemos, com suas dificuldades e lutas, mas, também, com esperança e fé”.

Veja abaixo as fotos do 7° Encontro Nacional da PASCOM:

Publicação e fotos: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana e PASCOM