Diocese de Umuarama participa de encontros de Ecologia Integral

“O meu desejo é que as comunidades cristãs contribuam cada vez mais concretamente para que todos possam usufruir desse recurso indispensável, no cuidado respeitoso dos dons recebidos do Criador, em particular dos cursos de água, mares e oceanos.” – Papa Francisco

A cada 1º de setembro a Igreja Católica, em unidade com a Igreja Ortodoxa e com o apoio de outras Igrejas e Comunidades cristãs, celebra o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Estabelecido pelo Papa Francisco em 2015, em consonância com o tema tratado em sua encíclica Laudato Si sobre o cuidado da casa comum. Com esta motivação ao longo do mês de setembro refletimos sobre nossas origens.

Papa Francisco nos recorda que devemos renovar nossa vocação como protetores da criação, guardiões desta maravilhosa obra de Deus. Em especial somos direcionados a refletir sobre como estamos tratando a água, elemento que pode ser considerado simples, porém precioso e indispensável para nossa existência, dom de Deus que temos o dever de preservar e cuidar.

A Diocese de Umuarama, reconhecida como a 1ª Diocese do mundo de Baixo Carbono, adotando diversas medidas de conservação e preservação ambiental, se torna assim uma Diocese de Ecologia Integral. Assumindo sua responsabilidade como cuidadora da criação tem participado ativamente de congressos, encontros, seminários e demais eventos onde partilha experiências e amplia seu papel de propagadora da vocação de cuidadora da criação.

No mês de agosto a Diocese de Umuarama esteve representada por Reginaldo Urbano, Assessor do Bispo Dom João Mamede Filho para assuntos socioambientais, no Encontro com os Afetados/as pela Mineração na América Latina, promovido pela CNBB (Conferência Episcopal Dos Bispos do Brasil); Iglesia y Mineria; CIDSE (Together for global justice); CELAM (Conselho Episcopal Latino Americano) e GT (grupo de trabalho) da CNBB para assuntos da mineração no Brasil. O encontro foi realizado em Brasília – DF e ofereceu oportunidade aos participantes de conhecer a realidade das comunidades afetadas pelo extrativismo de ouro na cidade de Paracatu em Minas Gerais.

A Diocese também esteve no III Seminário Entre Rios de Resíduos Sólidos, promovido pelos escritórios regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Umuarama e Cianorte, neste ano o tema do seminário foi a Sustentabilidade e Meio Ambiente, o seminário promoveu troca de experiência entre os municípios e órgãos públicos que possibilitem o desenvolvimento de ações que resultem na diminuição do lixo e a boa gestão de aterros sanitários.

Nosso Bispo Diocesano e seu assessor para assuntos socioambientais fazem parte do GT da Mineração da CNBB. Por fazerem parte deste grupo de trabalho foram convidados a participar entre os dias 9 e 18 de outubro, do Encontro sobre Energias Renováveis que acontecerá na Paraíba, na cidade de Cajazeiras. Neste encontro que conta com a participação da Bolívia e do Peru, a Diocese de Umuarama foi escolhida para ocupar uma das 10 vagas pertencente ao Brasil.

Em novembro nossa diocese estará presente no Encontro dos Afetados pela Mineração no estado do Maranhão, na cidade de Açailândia.

Estar presente nestes eventos é assumir nossa vocação como guardiões da criação e assumir o compromisso de cuidar da casa comum.

Saiba como você pode fazer sua parte acompanhando a página “Diocese de Baixo Carbono” na Revista Informativo Diocesano, da Diocese de Umuarama e se desejar desenvolver algum projeto de sustentabilidade ambiental ou cadastrar o seu projeto em nossa rede entre em contato conosco pelo telefone (44) 3622-1301, ou nas redes sociais da Diocese de Umuarama.

Confira na íntegra a mensagem de sua Santidade Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial de Oração pelo cuidado da Criação:

Apresentação Logo

WhatsApp Image 2018 08 08 at 16.06.32

Participantes do Encontro com os Afetados/as pela Mineração na América Latina.

Publicação: Cassiana Barros
Assessora de Comunicação e PASCOM Diocesana