Diocese de Umuarama sedia a XXX edição do RENASEM Paraná

“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5)
MG 4433
Entre os dias 10 e 14 de julho, a Diocese de Umuarama sediou a XXX edição do RENASEM (Retiro Nacional de Seminaristas) Paraná. Seminaristas de todo o estado, que compartilham do carisma da RCC (Renovação Carismática Católica), estiveram reunidos no Centro Diocesano de Formação, em Umuarama, para viverem momentos de graça e de reavivar a chama vocacional.

Os Padres Mario Sartori, do Santuário Diocesano São José, de Alto Piquiri-PR, e Roberto Medeiros, do Santuário de São Miguel Arcanjo, de Bandeirantes-PR, e participaram como convidados: Dom Frei João Mamede Filho, Bispo Diocesano de Umuarama; Dom José Maria Maimone; Bispo Emérito de Umuarama; Dom Antonio Luiz Catelan, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro; e Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo Diocesano de São José dos Pinhais-PR.

Para o seminarista Pedro Colauto, da Paróquia São Tomé, e Coordenador Diocesano do RENASEM, “são momentos de muita importância, um significado de que Deus não nos abandona, sempre surgindo vocações no nosso meio”. Para Lucas Saqui, seminarista da Diocese de Paranavaí, “é um momento para reavivarmos nossa vocação, reabastecer a nossa mão, seguindo firmes na mão de Deus, e firmes na nossa vocação” finalizou. Para o seminarista Jean Carlos, da Diocese de Umuarama, “eu fui para o Renasem com alguns preconceitos e incertezas quanto ao carisma, porém, acima disso, fui aberto para a ação do Espírito Santo em minha vida e posso afirmar que foram cinco dias de verdadeiro reavivamento da minha vocação ao sacerdócio, uma profunda experiência de Deus e de convívio com seminaristas de outras realidades. Agradeço a Deus pela oportunidade de participar do Renasem e aos organizadores que foram instrumentos d’Ele para que acontecesse”.

Publicação: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana