Sábado Santo: silêncio e espera pela Ressurreição

Hoje, a Igreja permanece em oração e silêncio junto ao sepulcro, meditando sobre os acontecimentos dos últimos dias.

SEXTA FEIRA SANTA 2O Presbítero Othon Etienne, pároco da Paróquia Santa Clara de Assis (Umuarama-PR), diz que o Sábado é um tempo de reflexão e de silêncio. Não há celebrações, é um dia “Alitúrgico”. “Não nos aproximamos da Eucaristia, mas, espera-se em silêncio para reviver a consternação dos apóstolos após a morte de Jesus. É, também, o dia da ‘crise’ da Palavra, os próprios evangelhos não falam nada. Podemos somente imaginar que esse seja o tempo em que o corpo de Jesus permanece no sepulcro, enquanto os apóstolos, permanecem sem saber o que aconteceria a seguir, mesmo sendo um dia de repouso para os judeus”, conclui o padre.

O Padre Luiz Carlos Pintenho, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Tapejara-PR), explica que o Sábado Santo é uma festividade litúrgica, religiosa, a maior celebrada em nossa Igreja, por conta da Vigília da ressurreição do Senhor Jesus Cristo. “Após a crucificação no calvário e o corpo de Jesus ser colocado no sepulcro, e a espera em silêncio e oração, a Igreja exultará de alegria na Vigília da ressurreição, ponto alto da Semana Santa, como revela o Novo Testamento,” descreve o sacerdote.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM