Diocese envia missionários para região amazônica

Serão 20 dias de missão nas comunidades ribeirinhas da Diocese de Humaitá-AM

Na manhã desta sexta-feira (1º), foi celebrada a missa de envio dos 47 missionários das diversas paróquias da Diocese de Umuarama. A Missão Igreja-Irmã é uma das principais atividades em comemoração aos 50 anos, que a Diocese completará em 2023. O grupo missionário irá para a Diocese de Humaitá e ficará vinte dias pela Amazônia brasileira

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano e concelebrada por vários padres da Diocese, leigos, irmãs e seminaristas. Após a celebração, os missionários embarcaram rumo à cidade de Manicoré-AM.

IMG 2427

O objetivo desta missão é realizar uma atividade de presença de evangelizadores da Diocese de Umuarama, com suas experiências pastorais, à Diocese irmã de Humaitá. Há uma mútua colaboração de fé e um trabalho social entre as diferentes regiões. Com esse trabalho, as duas realidades ganham em conhecimento e experiência de serviço ao Reino de Deus. É muito importante que uma Diocese que celebra o seu Jubileu de Ouro tenha uma parte dessa festividade voltada para a missão além de suas fronteiras.

A Irmã Dirce Gomes, Coordenadora Diocesana da missão Igreja-Irmã, que acompanhará o grupo, agradece aos missionários por terem aceito ao chamado, “nos alegramos e louvamos a Deus pelo sim dos missionários, das paróquias e dos padres que se colocaram à disposição desta missão”, conclui a religiosa.

O Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, durante sua homília disse que a Diocese de Umuarama nos seus 50 anos, é uma flor plantada que cresceu, produziu botões e que alguns deles, agora, vão explodir em pétalas em Humaitá, como um ipê roxo. “Cada um é um botão. Cada um começou a acolher a semente que agora se reproduz como missão, agora se abre em pétalas missionárias”.

IMG 2263

Para o Padre Ivanil Pereira da Silva, Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia de Cianorte-PR, e integrante da equipe de missionários, a missão começou desde o dia em que foram convocados. “A missionariedade já está nos desafiando dentro dos nossos limites, e isso que é o bonito, não existe limite no amor. A missão substancialmente é isso, sair de si e ir ao encontro do outro. Nós vamos partilhar vida, vamos partilhar fé, vamos conviver com eles, nós vamos viver a fraternidade de uma Igreja-Irmã”.

O casal de missionários da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Umuarama-PR), Agenor Bortolato e Regina Maria Bortolato, diz que missão é levar a presença da Igreja junto aos homens, para alcançar uma grande resposta, a fé. “É sentir que Deus é amor, que a Igreja não é um fardo, um peso, mas, uma grande alegria. Compreender que religião é resposta ao amor de Deus, que deu seu próprio Filho, Jesus Cristo, para levar a humanidade à salvação e à vida eterna. Para nós é um tempo de graça, de reflexão, revisão da vida, renovação espiritual e tempo de retorno a Deus”.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM