Dom José celebra 90 anos com Santa Missa

Estiveram presentes bispos, diversos padres diocesanos e palotinos, familiares, convidados e demais fiéis.

Na última quinta-feira (06), na Catedral Diocesana do Divino Espírito Santo, aconteceu a Santa Missa de Ação de Graças aos 90 anos de vida de Dom José Maria Maimone, primeiro Bispo e Bispo Emérito da Diocese de Umuarama.

Dom José presidiu a celebração, que foi concelebrada por Dom João Mamede Filho, Bispo Diocesano, e Dom Vicente Costa, Bispo Emérito de Jundiaí e segundo Bispo da Diocese de Umuarama.

Estiveram presentes diversos padres diocesanos, palotinos, familiares, convidados e demais fiéis.

Dom José, em sua homília, disse: “eu agradeço a Deus, apesar das dificuldades, de além dos meus 90 anos, estamos também comemorando esses 50 anos da nossa Diocese e vivendo esse Ano Jubilar. É uma alegria olhar assim para trás e ver que a semente lançada está dando frutos. Ela não foi inútil, ela caiu em terra boa e é isso que constitui a alegria de ver a Diocese crescer na sua fé, no seu amor, na sua caridade, e, assim, a gente participa dessa felicidade, convivendo uns com os outros na harmonia, procurando sempre realizar a vontade de Deus na nossa vida”, conclui o Bispo Emérito.

>> GALERIA DE FOTOS COMPLETA <<

Breve Histórico:

Dom José é o filho caçula de 13 irmãos, ingressou no seminário dos Padres Palotinos em 1955 e foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1961. Doze anos depois, na mesma data, com apenas 40 anos, foi ordenado bispo.

Mais tarde, em 1973, na Basílica de São Pedro, em Roma, o Papa São Paulo VI ordenou Dom José como primeiro bispo da recém-criada Diocese de Umuarama (PR).

Dom José é conhecido no Brasil todo por ser o primeiro Bispo a implantar o dízimo na diocese e incentivar a formação das Comunidades Eclesiais de Base (CEB) e, a partir, daí as pastorais foram inseridas.

De todo trabalho desenvolvido na diocese, o que Dom José destaca é a criação da pastoral vocacional, pois sem os padres, não há como existir uma paróquia. “Começamos a diocese sem nenhum padre diocesano, com apenas algumas Irmãs Religiosas que aqui estavam e alguns padres vieram de outras congregações para ajudar na instalação. Eu estava numa diocese que não tinha clero e, nesses anos que estive à frente como Bispo, ordenei 50 padres e participei dos votos de várias moças religiosas que fazia parte da diocese”.

Hoje, Dom José mora em uma casa próxima à Paróquia São Vicente Pallotti, em Umuarama. É exemplo de lucidez, vitalidade, vida e amor ao seu ministério. Para ele, completar 90 anos de vida, no ano jubilar, é uma alegria muito grande, “pois pude participar dos 50 anos da diocese que o Papa São Paulo VI me confiou. Pensando que eu vivi a maior parte da minha vida como Bispo de Umuarama, seja o bispo titular ou emérito, então é uma felicidade completar essa data, porque são poucos bispos que ficam 50 anos em uma diocese. Por isso, eu agradeço a Deus e peço que abençoe esta diocese que eu aprendi amar, que coloquei meu lema, que devia amá-la e amar Jesus até o fim”, finaliza.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Roberto Carlos da Silva | Arquivo Pessoal