Dom Mamede falará em Coletiva de Imprensa sobre o 52º Mundial das Comunicações Sociais com o tema: “Fake News”

Tema: «”A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32).
Fake news e jornalismo de paz»,

Desde 1967, todos os anos, o domingo que antecede a Festa de Pentecostes, se celebra o Dia das Comunicações Sociais, que este ano se celebra no dia 13 de maio e chega em sua 52º edição. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Neste ano o tema proposto é: A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz, já que a atual situação, deturbada e de mentiras, que vivemos rodeados nos dias de hoje, é uma grande preocupação da Igreja Mundial. Em sua carta para este ano, o Papa Francisco aborda o que há de falso nessas notícias, como podemos reconhecê-las, como a verdade nos torna livres e o que é jornalismo de paz. A carta na íntegra você pode conferir clicando aqui.

Em comunhão com toda a Igreja, a Diocese de Umuarama também quer propor um jornalismo de paz, de verdade e de combate às Fake News. Com isso, o Bispo diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., realizará, em sua residência episcopal, uma coletiva de imprensa para abordar este assunto, a visão da Igreja de Umuarama e qual o papel do Cristão nesta comunicação efetiva.

Convidamos a toda a imprensa de Umuarama e região, para se fazerem presentes na coletiva de imprensa. E a todos os demais interessados, poderão acompanhar em nosso site e redes sociais tudo que foi dito e o texto de Dom João na íntegra.

52º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Publicação/arte: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana