Domingo de Ramos da Paixão do Senhor e as novas tecnologias

Paróquias da Diocese de Umuarama celebraram o Domingo de Ramos com transmissão ao vivo para os fiéis acompanharem de suas casas

Nesse domingo (28), a Igreja celebrou o Domingo de Ramos da Paixão do Senhor. Com esta celebração, iniciou-se a Semana Santa, em que se vivencia a paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Pároco da Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Assessor da Pastoral da Comunicação, explica que a origem dessa solenidade remonta ao século IV, quando os fiéis de Jerusalém iam, em procissão, do Monte das Oliveiras até a cidade de Jerusalém, segurando ramos em suas mãos e cantando hinos, lembrando aquilo que foi feito no dia em que Jesus entrou em Jerusalém, montado em um jumentinho. “Em Roma, esta festa começa a ser celebrada somente no século IX, acrescentando a bênção dos ramos a uma liturgia antiga, já existente, que era a meditação da Paixão do Senhor. Assim, essas duas celebrações foram unidas e temos, hoje, o evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém e a narração de sua paixão e morte”, detalha o sacerdote.

O Padre relembra-nos deste período que o país e toda a Igreja estão passando sem a presença dos fiéis, e ressalta: “Estamos em momentos longos de sofrimento, de dor e morte nesta pandemia, mas como Jesus enfrentou com a força do Pai todos os acontecimentos que pareciam uma derrota para ele, também nós somos chamados a enfrentar essas situações, confiando na vitória que o Pai nos trará. O templo material vazio é triste, mas ao mesmo tempo, lembra-nos de que o ressuscitado transpassa as paredes, vive e anda no meio de nós. Ele é o Rei Salvador que dá a sua vida por nós, que entra em Jerusalém, mas entra no nosso coração também. Hosana ao Filho de Davi, Hosana ao Filho de Deus. É isso o que significa para nós, cristãos, celebrarmos o Domingo de Ramos da Paixão do Senhor”, conclui o presbítero.

O Bispo da Diocese de Umuarama, Dom João Mamede Filho, presidiu a celebração de Domingo de Ramos na Catedral Divino Espirito Santo e concelebrada pelo Padre Luiz César Bento

Fotos: Milton Cinque
Pascom Catedral de Umuarama

Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Presidiu a Celebração na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Fotos: Cirene Maria Chave e Cirene Maria Chave
PASCOM Paroquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Padre Mauricio Cassemiro, Presidiu a Celebração na Paróquia São Lucas e São Cristóvão

Fotos: Cris Venthura
PASCOM Paróquia São Lucas e São Cristóvão

Padre Jean Mike Louis, Presidiu a Celebração e o Padre Othon Etienne foi o Concelebrante, na Paróquia Santa Clara de Assis

Fotos: PASCOM Paróquia Santa Clara de Assis

Padre Edson Paisca, Presidiu a Celebração juntamente com o Diácono Aparecido Manzotti, na Paróquia São Tomé, de São Tomé

Fotos: Francislaine Sales
Pascom Paróquia São Tomé

Padre Cesar Augusto dos Santos, Presidiu a Celebração na Paróquia São Lourenço, de São Lourenço, distrito de Cianorte

Fotos: Andressa Aranda e Joyce Marques
PASCOM Paróquia São Lourenço

Padre Luiz Carlos Pintenho e Padre Antonio Carlos de Souza, Presidiram as Celebrações, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Tapejara

Fotos: Anderson Henrique, Isabela Couto e Irmã Ana Brito
PASCOM Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Tapejara

Padre Alexandre Canela, Presidiu a celebração na Paróquia São Sebastião de Altonia.
Fotos: Clarice Faiola
Coordenadora de Pascom da Paróquia São Sebastião – Altônia