Em ano Jubilar, Diocese de Umuarama sedia Encontro Regional dos Ecônomos

Esse encontro é promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB e acontece uma vez por ano.
20210629221644 IMG 9975

Neste ano jubilar, a Diocese de Umuarama tem a alegria de sediar mais um encontro do Regional Sul 2 da CNBB. Desta vez, foi o Encontro Regional dos Ecônomos, que aconteceu dos dias 27 a 29 de março, no Centro Diocesano de Formação (CDF), em Umuarama.

Participaram 69 pessoas, entre padres, ecônomos, advogados e colaboradores do departamento financeiro, RH e contabilidade, das 18 Arq/Dioceses e da Metropolia e Eparquia Ucranianas do Paraná. O encontro também contou com a presença do Arcebispo de Londrina-PR e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz; e do Bispo de Campo Mourão-PR e membro do Conselho Fiscal do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari.

Os trabalhos iniciaram no começo da tarde da última segunda-feira (27) e no fim da tarde do mesmo dia, os participantes seguiram para a Catedral do Divino Espírito Santo, onde foi celebrada a Santa Missa, que marcou o primeiro dia do encontro.

20210628054828 IMG 0119 03.jpeg

Dom Bruno falou sobre a felicidade em estar na Diocese de Umuarama para participar de mais um encontro, que também faz parte das festividades do Jubileu de Ouro. “Estamos reunidos aqui, para partilhar conhecimentos, para saber como avançou a questão dos colaboradores da Mitra, dos servidores, daqueles que nos ajudam e como fazer para garantir os direitos dos colaboradores que cooperam nos trabalhos das paróquias,” destaca o Bispo

Esse evento é promovido pelo Regional Sul 2 da CNBB e acontece uma vez por ano, para um momento de formação, partilha e atualização. O encontro foi coordenado pelo Padre Valdecir Badzinski, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, e pela Ivanete Aparecida Ferreira de Souza, colaboradora do Regional Sul 2 da CNBB.

O Padre Valdecir comentou os assuntos tratados no encontro. “Falamos sobre o amparo da instituição e dos funcionários através dos sindicatos, sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, sobre o departamento pessoal e a relação de pessoas dentro das dioceses. Tratamos de tudo aquilo que favorece a evangelização, seja pela tecnologia, pelas iniciativas, pelos meios e pelas pastorais. Isso tudo foi abarcado dentro da reflexão que os ecônomos e os departamentos desenvolveram, então, foram assuntos que permearam o encontro e impulsionaram a equipe aqui reunida’’, finaliza o sacerdote.

Para a Roseli Meretka, do departamento financeiro da Diocese de Umuarama-PR, o encontro foi um momento de troca de experiências e aprendizado. “Aqui, podemos certificar nossas ações no dia a dia do nosso trabalho, a fim de que a nossa atuação, junto à administração da Diocese seja sempre mais frutuosa”, disse ela.

Durante os dias que seguiram o encontro, a equipe de comunicação da Diocese de Umuarama gravou com alguns participantes sobre as funções desenvolvidas por eles .

Confira os vídeos a seguir:

Texto e vídeos: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM