Em Ano Jubilar, Santa Missa abre a Assembleia dos Bispos do Paraná

Celebração aconteceu na Catedral de Umuarama com a presença de bispos, padres e fiéis de toda a Diocese.

Começou com a Santa Missa, na Catedral de Umuarama, na noite do último domingo (12), a primeira Assembleia dos Bispos do Paraná de 2023, que está sendo sediada na Diocese de Umuarama.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, ladeado pelo Bispo de Guarapuava e Secretário do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Amilton Manoel da Silva e pelo Bispo de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho.

Em sua homilia, Dom Geremias recordou a caminhada da Diocese de Umuarama, agradeceu pelos seus pastores, destacando seu primeiro bispo, hoje, emérito, Dom José Maria Maimone, que estava presente na celebração. Ele recordou que a Diocese teve importante destaque na Igreja do Brasil, pela sua atuação na Pastoral do Dízimo e pela implantação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Também, destacou o trabalho vocacional, do qual os frutos são visíveis pelo expressivo número de sacerdotes diocesanos.

Dom Geremias enfatizou também o trabalho que Dom João Mamede vem realizando, desde 2011, quando assumiu a Diocese. Dom João “vem dando continuidade às ações pastorais, aperfeiçoando-as, segundo as necessidades dos tempos atuais, focando no cuidado do clero, assim como nas vocações, na Iniciação à Vida Cristã, na formação de lideranças, na renovação das estruturas e na missionariedade, tornando a Diocese uma referência de evangelização no Regional Sul 2 da CNBB”.

Assessoria de Imprensa Diocesana com colaboração
da Assessoria de Imprensa do Regional Sul 2 da CNBB