Feliz Aniversário Pe. José Fernandes Lucena

Quem comemora mais um ano de vida hoje é o Pe. José Fernandes Lucena! Pe. Fernandes é atualmente Chanceler da Cúria Diocesana de Umuarama. Que Deus o abençoe e o ilumine sempre padre, e que possa levar sempre a Palavra de Cristo a todos os necessitados!

 

Aniversário Pe. Fernandes

Aniversário Pe. Fernandes

 

O que é um chanceler?

Na Igreja, a função do Chanceler é pouco conhecida e muitas vezes vista como um alto funcionário, mais pelo status de prestígio. Entretanto, a função deve ser vista como um ofício necessário e importante para a organização eclesial diocesana. Na verdade, um Chanceler Diocesano é um notário e secretário da Cúria. Nesse sentido, o Código de Direito Canônico no seu cânon 482 §1, orienta que em cada Cúria Diocesana seja constituído um Chanceler, cuja função principal é redigir e despachar os atos da Cúria.

Os atos da Cúria destinados a ter efeito jurídico, devem ser assinados pelo Ordinário do qual emanam, e isso para a validade, e ao mesmo tempo pelo Chanceler. A maior parte dos documentos oficiais com os quais trabalha é constituído de provisões, decretos, portarias, atas, processos de ordenações, etc.

O Chanceler Diocesano pode ser padre, religioso (a), leigo (a), homem ou mulher confiável e acima de qualquer suspeita. Há uma exigência de o Chanceler ser um sacerdote quando a causa em questão é a reputação de outro sacerdote (cf. 483).

 

Publicação/arte: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana
Fonte: Código de Direito Canônico e Diocese de Valença, RJ