Ícone do Jubileu de Ouro retrata a caminhada da Diocese de Umuarama

Jubileu Umuarama 1O Bispo da Diocese de Umuarama, Dom Frei João Mamede Filho, solicitou ao artista plástico Sergio Ricciuto Conte, uma representação dos 50 anos da Diocese em algumas linhas, formas e cores. O resultado é a arte estampada na capa da edição do mês de junho da Revista Informativo Diocesano e em todas as redes sociais da Diocese.

Dom João Mamede solicitou ao artista, que gostaria que o quadro contivesse pessoas caminhando, subindo e descendo morros, rumo a um grande foco de luz, quando as pessoas estivessem nas baixadas, não enxergassem nem o passado, nem o foco de luz, mas as que estivessem no topo dos morros pudessem ver tanto o futuro foco de luz, quanto o passado. Também, deveria haver girassóis iluminados, cada girassol seria uma pastoral, um movimento, um organismo da história da Diocese de Umuarama, lugar em que a luz do futuro se manifestara mais intensamente.

Tendo como inspiração o pensamento do Bispo, o artista explicou os detalhes da sua arte. “A composição tem como elemento focal essa direcionalidade para frente, tudo está conectado para algo que está para frente, como se fosse uma força vetorial para o foco, este foco corresponde ao sol. Na parte mais alta, à direita, tem um caminho formado pelas pessoas da Diocese que estão indo rumo ao sol e que passam por vários desníveis”, detalha.

Sobre as cores e a iluminação, ele também conta que, “há a parte clara, com cores mais verdes, outras, mais vermelhas. É um caminho dinâmico, sem homogeneidade à trajetória. Os girassóis espalhados não estão brilhando de maneira uniforme, eles têm uma luz que está em constante transformação. As variações de iluminação representam a capacidade do povo da Diocese, que tem caminhado para frente ou para trás, significando essa mudança”.

“As pessoas que estão para trás são maiores por uma questão de perspectiva, e aquelas que estão mais à frente estão na parte baixa e não conseguem ver o Sol. As que estão subindo, em uma perspectiva de progressividade, ao chegar ao topo, provavelmente verão todo o caminho que foi percorrido”, descreve.

O artista ainda ressalta que existem também outros elementos, como o boi, as famílias, o homem, a mulher e toda essa variedade. “Tudo isso se resume em uma forma de pomba, porque a Diocese de Umuarama faz referência ao Espírito Santo e foi dedicada a ele em 1973. Dessa forma, ela se torna luminosa, como se fosse branca, reflexo de luz, assim como o ouro. Então, você tem essa evocação da iluminação dourada, ao redor dela, porque são 50 anos do Jubileu de Ouro da Diocese”.

Ele finaliza a explicação dizendo que, “tem estrelas ao redor que aumentam ainda mais a questão da luz, mas, também, há uma fonte pré-histórica, as estrelas ao redor estão comunicando que a luz faz parte da história. A diocese não é só o chão, ela está em comunhão com a Igreja do mundo inteiro”, conclui Sergio.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Arte: Sergio Ricciuto Conte