Já está disponível a “Cartilha de Orientação Política 2024″

“A esperança não decepciona” (Rm 5,5) é o lema da Cartilha de Orientação Política 2024.
Capa em revista Cartilha 2024 1Inspirada na proposta do Papa Francisco para o Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”, a Cartilha de Orientação Política 2024 traz o tema da ESPERANÇA. Apresentando a política de forma positiva e necessária para prover o bem comum, a esperança permeia todo o conteúdo da cartilha.

Trata-se de um subsídio destinado a eleitores e candidatos, a grupos, comunidades e meios de comunicação. O seu objetivo é contribuir para a formação de uma sadia consciência política e motivar a participação no processo eleitoral.

O Regional Sul 2 da CNBB, desde o ano de 2008, produz uma “Cartilha de Orientação Política” inédita para os anos eleitorais. O subsídio é apartidário, ou seja, trata sobre política na sua essência, sem posicionamento partidário ou ideológico. Essa é a posição da Igreja Católica e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Fiel ao Evangelho, a Igreja tem a missão de cuidar e defender a vida humana, desde a sua concepção até o seu fim natural, por isso acredita que a “política melhor”, como escreveu o Papa Francisco na Fratelli Tutti, é um caminho necessário para que todos possam viver com dignidade.

Histórico da produção de Cartilhas no Regional Sul 2 da CNBB

Segundo o padre Carlos Alberto Chiquim, secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB na época, a motivação para a produção de uma cartilha regional veio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional de Leigos (CNLB). O intuito inicial era ajudar os cristãos a discernir para a escolha de bons candidatos. “O foco da reflexão, naquela época, era sobre o dever de escolher bons candidatos, conhecendo sua história e sua proposta de governo e também conscientizar sobre o crime de vender votos”. O sacerdote recorda que uma frase nascida em um encontro do CNLB – Sul 2 ganhou uma repercussão nacional: “voto não tem preço, mas consequência”.

O então arcebispo de Maringá (PR), hoje emérito, Dom Anuar Battisti, relatou que nessa assembleia os bispos trouxeram em pauta o apelo do povo, que em suas dioceses, pediam uma orientação da Igreja quanto às eleições. Então, acharam por bem, produzir um subsídio regional, no qual fosse oferecida a orientação comum dos bispos para a Igreja do Paraná.

No ano de 2006, a CNBB já havia publicado o documento 82: “Eleições 2006 – Orientações da CNBB”, no qual incentivava a elaboração de cartilhas em cada realidade. “As presentes orientações também poderão inspirar a elaboração de textos mais breves e cartilhas apropriadas às diversas realidades locais do Brasil”, dizia o texto de apresentação, assinado pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, então Secretário-Geral da Conferência.

A primeira Cartilha de Orientação Política do Regional Sul 2 foi publicada em 2008, ano de eleições municipais. O tema da cartilha foi: “Voto não tem preço. Voto tem consequências!”. Desde então, com o intuito de falar sobre política de uma forma simples e didática, essas cartilhas visam ajudar os cidadãos a tomar consciência da importância do compromisso com a democracia. Elas trazem indicações básicas sobre o universo da política, reforçando aquilo que a política tem de positivo, nobre e essencial para a vida em sociedade.

Dez anos após o lançamento da primeira cartilha, a CNBB decidiu assumir a Cartilha de Orientação Política do Regional Sul 2 em âmbito nacional, apoiando e colaborando na sua elaboração. Em 20 de fevereiro de 2018, padre Mário Spaki, então secretário executivo do Regional Sul 2, hoje bispo de Paranavaí (PR), apresentou o esquema da cartilha na Reunião do Conselho Permanente da CNBB. E durante a 56ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (Aparecida, abril de 2018), a cartilha foi lançada para todos os bispos. O Regional Sul 2 continuou sendo o responsável pela publicação e distribuição.

Como adquirir a Cartilha

A Cartilha de Orientação Política 2024 pode ser adquirida por meio do site (CLIQUE AQUI) ou pelo WhatsApp: (41) 3224-7512.
preco Cartilha 2024 1

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fonte: https://cnbbs2.org.br/ja-esta-disponivel-para-pre-venda-a-cartilha-de-orientacao-politica-2024/