Missa de Benção e Confecção dos Santos Óleos

Na última quarta-feira, 17, aconteceu na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo, a Missa de Benção e Confecção dos Santos Óleos, a celebração iniciou às 20h e foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., e contou com a presença de Padre e Diáconos de nossa Diocese.

Durante esta celebração, se abençoa o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e se consagra o óleo do Santo Crisma, daí a celebração ser chamada de ‘Missa dos Santos Óleos’.

O Óleo do Crisma, representado pela cor vermelho, significa a plenitude do Espírito Santo. É usado no sacramento do Crisma quando o Cristão é confirmado na Graça e Dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo também é usado no sacramento da ordem, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anuncio da Palavra de Deus.

O Óleo dos Catecúmenos, representado na cor branca, significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, libertação e preparação para o nascimento pela água e pelo Espírito.

O Óleos dos Enfermos, representado na cor roxa, é usado no sacramento dos enfermos, conhecido como extrema-unção, e simboliza a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa no sofrimento e na doença.

Nesta mesma celebração também, os padres renovam junto ao Bispo, os seus compromissos sacerdotais, gesto faz memória a instituição do Sacerdócio. Confira algumas fotos desse momento:

Fonte e Fotos: Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM Diocesana