Missa marca a bênção dos Santos Óleos e a Renovação das promessas sacerdotais

Na noite da última quarta-feira (05), aconteceu a Missa dos Santos Óleos, na Catedral de Umuarama, que foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, e contou com a presença dos Padres e Diáconos de toda a Diocese. Normalmente, essa celebração acontece na quinta-feira Santa, mas, por motivos pastorais, o bispo pode antecipar, conta o Padre Maurício Cassemiro, Reitor do Seminário Propedêutico de Umuarama.

IMG 5291“Durante essa missa, abençoa-se o Óleo dos Catecúmenos, dos enfermos e se consagra o Óleo do Santo Crisma. Nessa mesma celebração, os Padres renovam junto ao Bispo, os seus compromissos sacerdotais, cujo gesto faz memória a instituição do Sacerdócio”.

O Padre ainda explica que “para a Igreja, essa celebração é um forte momento eclesial.  Cada óleo traz o seu significado: o Óleo dos Catecúmenos concede a força de Deus àqueles que serão batizados; o Óleo dos Enfermos é utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos e traz conforto para o doente no seu momento de sofrimento; o Óleo do Crisma é utilizado nas unções consecratórias (Ordenação Sacerdotal e Episcopal) e, também, no Sacramento da Confirmação. Enfim, expressa-se a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo”, finaliza o presbítero.

Assessoria de Imprensa Diocesana
Fotos: Milton Cinque | Gabriel Rocha