Paróquia da Diocese é a primeira a gerar energia solar

Objetivo é responder o ponto que o Papa coloca, sobre a questão ecológica e planetária como casa comum.

Foto: Diamond

Paróquia Imaculada Conceição, de São Jorge do Patrocínio é a primeira igreja da Diocese de Umuarama a gerar sua própria energia por meio do sol. O Padre Administrador Paroquial Antonio Augusto Dornelas de Andrade, explica que quando chegou à comunidade já encontrou o projeto viabilizado e articulado pelo Padre Luiz da Silva Pereira junto com o conselho paroquial de assuntos econômicos. “Foi graças à parceria com uma cooperativa de crédito que conseguimos colocar em prática esse trabalho fantástico.”
O Sacerdote destaca que o objetivo é responder o ponto que o Papa coloca, sobre a questão ecológica e planetária como casa comum, “foi realmente uma preocupação ambiental e claro como consequência a economia de gastos mensais.”
João Gabriel Anuto Silva, proprietário da unidade de Umuarama da franquia de energia solar, empresa que fez a instalação, explica que um engenheiro civil analisou a estrutura e fez o laudo, preocupando-se com a segurança de quem desenvolve o trabalho e de quem frequenta o local. O projeto foi aprovado, instalado e hoje está em funcionamento.
Segundo o empresário, o sistema de energia solar fotovoltaico, é capaz de gerar energia elétrica por meio da radiação solar. Ele é conectado à rede elétrica da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), então, mesmo que o dia esteja nublado, não faltará energia, pois é um sistema de créditos. “Parte do excedente da produção é destinado para a casa paroquial e o restante fica como crédito na COPEL para ser utilizada em meses de menos produção de energia”.
A empresa fez um levantamento de quanto a Paróquia estava gastando com energia, quantas placas seriam necessárias para atender a demanda e qual a potência do equipamento. “Mais de 2.000 árvores serão salvas ao longo dos anos; ao todo foram usados 66 painéis de 2.300 KWH gerando uma economia de aproximadamente R$ 22.800,00 por ano, sem mencionar que a redução de CO2 lançado na atmosfera diminuirá em torno de 370 toneladas. Cada um de nós é responsável pelos outros e pelo futuro do nosso planeta”, conclui João Gabriel.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista