PR-323 terá R$319 milhões em investimentos, mas duplicação será posteriormente

Na manhã de hoje, 18, foi realizada uma coletiva de imprensa na sede da Amerios, em Umuarama, com a presença do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER), Nelson Leal Júnior, do Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, do Chefe da Casa Civil Estadual, Valdir Rossoni e do Secretário de Comunicação Social, Márcio Villela.

Na coletiva também estavam presentes o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, o vice, Sérgio Frederico, o presidente da ACIU, Orlando Luiz Santos, o vice, José Celso Zolim, o deputado estadual, Fernando Scanavaca e também os vereadores eleitos, Mateus Barreto e Deybson Bitencourt, e outros prefeitos da região, políticos, secretários e demais.

A coletiva, marcada para as 10h, foi iniciada com a palavra do Chefe da Casa Civil Do Paraná, Valdir Rossoni, dando explicações das contas públicas do governo do estado e exaltando as benfeitorias realizadas pelo governo, fazendo referência a outros estados que não estão conseguindo pagar os servidores e que estão com dificuldades financeiras, já o Paraná está com um saúde financeira equilibrada e em dia, também alegou a falta de apoio do anterior governo federal do PT e que devido a isso não foi possível realizar mais obras, por empréstimos engavetados que o governo não havia autorizado.

Após diversas explicações, Rossoni passou a palavra para José Richa, que deu uma introdução do plano de emergência, melhoria e restauração da rodovia, incluindo planos de curto, médio e longo prazo; posteriormente passou a palavra para o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER), Nelson Leal Júnior, que deu mais detalhes técnicos de como será aplicado e como funcionará o plano de melhorias.

Após a coletiva de imprensa, os secretários do governo do estado permaneceram por um tempo no local para atender quem ainda possuía alguma dúvida e, também, realizar entrevistas para TVs, rádios, jornais e toda a imprensa presente.

José Richa Filho, Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, em entrevista para a Diocese de Umuarama. Por: Diego Jacob

José Richa Filho, Chefe da Casa Civil, em entrevista para a Diocese de Umuarama. Por: Diego Jacob

“Está prevista a duplicação, só que no momento não é possível, porque os prazos não me permitem, nem que houvesse recursos, porque eu tenho que contratar os projetos primeiro e isso leva minimamente uns 90 dias, é prazo legal, eu tenho que esperar esse prazo legal, os projetos em si levam em torno de 6 meses para serem elaborados, daí eu tenho que fazer a licitação da obra, mais 90 dias, mínimo né, se não houver ação na justiça, se for ver o processo correu… estamos falando aí de, no mínimo, um ano pelo menos.” Disse José Richa Filho, Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, em entrevista para a Diocese de Umuarama.

De médio a longo prazo, também está previsto alguns trechos de duplicações em pontos mais críticos como na saída de Maringá, no perímetro urbano de Cianorte e no perímetro urbano de Umuarama, próximo ao posto Gauchão.

Ainda em entrevista, José Richa disse para a Diocese que as obras de recuperação já incluem novas construções de terceiras pistas e que no próximo ano terá uma posição consolidada sobre a rodovia, finalizou dizendo: “… a nossa meta é a duplicação”.

Confira todas as fotos da coletiva de imprensa em nossa galeria de imagens: https://goo.gl/9dkWVo