Quaresma: eis o tempo de conversão!

Na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica inicia o tempo litúrgico da Quaresma. Assim, durante 40 dias e por meio do jejum, da oração e da caridade, os fiéis se preparam para a Páscoa do Senhor Jesus.
Quarta feira de Cinzas 1
Desse modo, durante esse período, os fiéis são chamados à conversão pessoal, exortação que, durante a imposição das Cinzas, o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Da mesma forma, com a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, recorda-se a fragilidade da vida humana e a morte enquanto destino inevitável. Porém, também, recorda-se a necessidade da misericórdia de Deus.

Nesse sentido, o Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Pároco da Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Umuarama, explica que as cinzas que os católicos recebem assinalam a sua disposição em viver um tempo forte de mudança de vida. “Ele olha para a sua vida, percebe as fraquezas que experimenta. Olha para a sociedade e percebe que todos precisamos de mudanças para melhor. Então, esforça-se para fazer a vontade de Deus, porque crê que a mudança para o bem, vem dAquele que é puro amor em ação em nossa vida,” finaliza o sacerdote.

Assessoria de Imprensa Diocesana