Quarta-feira de Cinzas marca o início da quaresma

Na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica inicia o tempo litúrgico da Quaresma. Assim, durante 40 dias e por meio do jejum, da oração e da caridade, os fiéis se preparam para a Páscoa do Senhor Jesus.

Desse modo, durante esse período, os fiéis são chamados à conversão pessoal, exortação que, durante a imposição das Cinzas, o celebrante expressa com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Da mesma forma, com a expressão “Lembra-te de que és pó e ao pó voltarás”, recorda-se a fragilidade da vida humana e a morte enquanto destino inevitável. Porém, também, recorda-se a necessidade da misericórdia de Deus.

Nesse sentido, o Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Pároco da Paróquia e Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Umuarama, explica que as cinzas que os católicos recebem assinalam a sua disposição em viver um tempo forte de mudança de vida. “Ele olha para a sua vida, percebe as fraquezas que experimenta. Olha para a sociedade e percebe que todos precisamos de mudanças para melhor. Então, esforça-se para fazer a vontade de Deus, porque crê que a mudança para o bem, vem dAquele que é puro amor em ação em nossa vida,” finaliza o sacerdote.

Paróquias da diocese celebraram a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas

Missa presidida pelo Padre Luiz Cesar Bento na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo.

Fotos: Milton Cinque
Pascom Catedral

Missa presidida pelo Pároco Mauricio Cassemiro Costa e Monsenhor José Dantas de Sousa, na Paróquia São Lucas e São Cristóvão. 5

Fotos: Pe. Mauricio e Renata Shaphauser Gomes
Pascom Paróquia São Lucas e São Cristóvão

Missa presidida pelo Padre Alexandre Canela, Paróquia São Sebastião de Altônia / PR.

Fotos: Clarice Aparecida dos Santos Faiola
Coordenadora Pascom Paróquia São Sebastião

Missa presidida pelo Padre Luiz Carlos Pintenho, Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapejara .

Fotos: Marisa, Junior, Isabella, Valdecir e Ir. Ana.
Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapejara

Missa presidida pelo Padre Francisco Augusto de Souza, msj, Paróquia São Sebastião de Japurá.

11

Missa presidida pelo Padre Marcio Priori, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes e São João Evangelista da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pérola.

Fotos: Reginaldo Rodrigues
PASCOM – Paróquia Nossa Senhora de Fátima