Quinta-feira Santa marca preparação para a Páscoa

Sem a presença dos fiéis,  Missa da Santa Ceia  foi presidida pelo Bispo Dom Frei João Mamede Filho

1 1
A Quinta-feira Santa faz parte da preparação para a páscoa, neste dia, começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno. Sem a presença dos fiéis, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Dom Frei João Mamede Filho e concelebrada pelo Padre Luiz Cezar Bento.

11

Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor da Pastoral da Comunicação e Diretor da Rádio Inconfidência, diz que na Quinta-feira Santa é celebrado o lava-pés, mas por causa da pandemia do Coronavírus, não houve a sua realização, ele explica que essa data “é a instituição da eucaristia e do sacerdócio. Jesus se reúne com seus discípulos, e na ceia do Senhor Ele toma o pão, toma um cálice de vinho, faz a oração, a bênção, e diz ‘isto é o meu corpo, isto é o meu sangue’, então nós começamos ali o Tríduo Pascal, a Eucaristia, o Corpo e o Sangue de Jesus, oferecido ao mundo para a salvação de todos”, explica o sacerdote.

23

“A palavra eucaristia vem de duas palavras gregas ‘eucaris’ que significa ação de graças e que designa ali a presença real e substancial de Jesus Cristo, sobre as aparências do pão e do vinho, que significam que estamos vendo o pão e o vinho, mas a nossa fé está dizendo: não é o pão, é o corpo de Cristo; e não é vinho, é o sangue de Cristo. Como Ele fez naquela ceia derradeira, e depois passou aos seus discípulos, para que eles também pudessem fazer e continuar essa missão de Cristo, por isso que Ele disse ‘fazei isso em memória de mim’. No entanto, a igreja constituída e instituída leva o sangue do Senhor esperando a sua volta”, detalha o Presbítero.
Padre Carlos ainda faz uma relação com esse período que as pessoas estão passando. “Comunicando-nos com o sangue do Senhor, sentimo-nos fortalecidos e cheios da Graça de Deus, porque o corpo e o sangue do Senhor é quem nos fortalece, dá-nos ânimo e coragem. Nesses tempos de pandemia, quantas são as pessoas que dizem que estão sentindo falta da Eucaristia, isso é muito bom, para que a gente possa dar aquele valor, trazer à nossa consciência o valor da Eucaristia e também do sacerdote, que está ali e faz isso acontecer em nome de Jesus”, destaca.

18

“O Pai olha por nós, vê-nos caminhando, sofrendo com essas situações difíceis e nos oferece o corpo e o sangue do seu Filho para nos salvar, esta é a Quinta-feira Santa que nós vivemos. Convido você a participar da Santa Eucaristia, da sua casa, participando pelas redes sociais e pela Rádio Inconfidência, mas vivendo esse momento, é estarmos ali entrando no mistério de Cristo, vivendo a entrega de Jesus, em que Ele dá a sua vida por nós, vamos com fé, com amor e com coragem, que Deus nos abençoe”, conclui o Padre.

Publicação: Katya Suzuki
Assessora de Comunicação Diocesana e PASCOM