Sacerdotes da Diocese de Umuarama se reuniram para o retiro anual dos Presbíteros

Retiro anual dos Padres aconteceu nos dias 27 à 30 de Maio no Centro de formação Diocesana.

WhatsApp Image 2019 05 30 at 13.22.23

O retiro anual dos Presbíteros aconteceu no Centro Diocesano de Formação (CDF), foram quatro dias de palestras, orações e missa. Participaram os Padres de toda a Diocese de Umuarama. O tema central do retiro foi: Discípulos e Missionários de Jesus Cristo.
O Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFM conv., que também esteve presente, diz que foram os Padres da Diocese que planejaram o roteiro, fizeram colocações que veio de encontro ao que se esperava, o que para eles é essencial. “É preciso refazer o caminho do entender, fazer silêncio e escutar aquele que nos chamou a vocação”.
Edivaldo Lopes de Farias, Padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Cianorte, foi um dos pregadores, ressalta a importância desse retiro. “Além da convivência, do refazer a nossa caminhada e a espiritualidade sacerdotal, se preparar para um ano novo”.
O Padre Lailson Tomé de Lima, do Seminário de filosofia em Maringá, foi pregador no retiro. Dentro do tema principal, ele trabalhou o batismo, o grande amor que Deus tem por nós e depois a eucaristia como centro do ministério. “Nós fazemos a experiência pessoal, nos abastecemos da graça de Deus, para depois estarmos a serviço do reino de Deus no nosso dia-a-dia, na comunidade”.
No início da vida presbiteral, com apenas dois anos e meio de sacerdócio, o Padre Marcos Fernandes de Lima, da Paróquia São Vicente de Paulo em Cianorte fez sua pregação para os demais Padres. “É uma experiência muito gratificante e desafiadora, sobre tudo porque estou iniciando, mas com a Graça de Deus deu tudo certo”. “Discípulo é aquele que é convidado a estar com o senhor. Então nós deixamos um pouco as nossas atividades, para estar esses dias com o senhor, nesta comunhão pela palavra, pela fraternidade presbiteral. Ouvir o que ele tem a dizer, para depois anunciar como missionário dentro daquilo que ele nos pede, conclui o sacerdote”.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesana
Fotos: Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM diocesana