Santa Missa marca Quarta-feira de Cinzas na Diocese de Umuarama

FEsse caminho de vida nova em Cristo e com Cristo, pede jejum, oração e esmola

O Padre Othon Etienne, Pároco da Paróquia Santa Clara de Assis explica que para os Cristãos Católicos a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma. Período de 40 dias, ao longo dos quais todo cristão, todo batizado, é convidado a meditar e se aprofundar na palavra de Deus de maneira especial, e para a Igreja do Brasil marca o início da campanha da Fraternidade. “É dia de jejum e abstinência. A Igreja nos recorda que esse caminho de vida nova em Cristo e com Cristo, pede jejum, oração e esmola”, explica o Sacerdote.
“O jejum ajuda a esvaziar-se e abrir-se ao outro. A oração se torna diálogo de amor e amizade, ocasião em que somos tocados pela amorosidade de Deus e a esmola é a partilha de vida, cuidado amoroso e liberdade de entrega, é encontro com o próximo, é exercício de compromisso com o dom da vida. Assim, na Quarta-feira de Cinzas, Jesus, no evangelho de Mateus (Mt 6,1-6.16 -18), fala dos três exemplos que Ele assistiu na importância de uma intenção correta em todas as nossas ações”, detalha o Padre.
Ele continua e diz que Quaresma é tempo favorável para sair da alienação existencial, causada pelo pecado. “Eu cito como exemplo o texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema: ‘Fraternidade e vida: Dom e Compromisso e o lema: Viu Sentiu compaixão e cuidou dele’ (Lc 10,33-34). Dessa forma, Quaresma é um tempo favorável para que possamos crescer rumo à Páscoa, com o coração cheio de amor e vida”, destaca o Padre.
“Quarta-feira de Cinzas, relembramos que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) e como diz o prefácio terceiro desse tempo da Quaresma, ‘vós acolheis nossa penitência como oferenda a vossa Glória’. O jejum e a abstinência que praticamos quebrando nosso orgulho nos convidam a imitar vossa misericórdia, repartindo o pão com os necessitados. Quaresma é esse tempo propício que nos abre o coração, para que, a partir da escuta da palavra de Deus percorramos um itinerário que nos deixa intuir a preciosidade da existência cristã e vivermos na liberdade e verdade de sermos filhos e filhas de Deus”, conclui Padre Othon.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana Pascom

Missa celebrada na noite desta quarta feira, dia 26 de fevereiro, Presidida pelo Padre Jean Mike, com a presença do Diácono Antonio Barradas.
A Celebração aconteceu às 20h, na Matriz Santa Clara, com a presença de toda a comunidade, que lotou a Igreja.

Fotos: Rejane Rocha
Pascom Paróquia Santa Clara de Assis

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão. Os paroquianos de São Tomé,  na paróquia São Tomé, tiveram celebrações às 15h e às 19h30, a comunidade celebrou com muita fé, este dia de oração, jejum e penitência.

Fotos: Francislaine Sales
Pascom Paróquia São Tomé, em São Tomé

Santa Missa celebrada na Paróquia São José Operário, foi presidida pelo Pároco Padre Valdomir Almeida Machado

Fotos: Roberto Carlos
Pascom Paróquia São José Operário

Missa de Cinzas e abertura da campanha da fraternidade da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Umuarama

Oração, jejum e esmola, assim a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapejara começou a Quaresma, presidida pelo pároco Luiz Carlos Pintenho e fizeram a abertura da campanha da fraternidade 2020. Foram feito ainda o envio dos animadores/catequistas. Ministérios foram prumados e a celebração foi linda.

Fotos: Rubens Freitas

A Paróquia São Sebastião de Altônia, deu inicio a Quaresma, com a celebração da missa às 09 horas da manhã, presidida pelo Padre Ângelo Arsie e às 20 horas presidida pelo pároco Padre Alexandre Canela e com a participação de muitos fiéis.

Fotos: Clarisse Faiola
Pascom Paróquia São Sebastião, Altônia

Quarta-feira de cinzas da Paroquia São Sebastião, de Japurá. Pároco Padre Francisco Augusto presidiu a Santa Missa, realizada as 08:30 e às 20:00 horas. Missa com a igreja lotada.

Fotos: Tatiana Cristina de Souza
Pascom Paróquia São Sebastião, de Japurá

Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Icaraíma – PR

Fotos: Pascom Icaraíma

Missa de Cinzas realizada na Paróquia São Vicente Pallotti de Umuarama, Presidida pelo Bispo Emérito Dom José Maria Maimone.

Fotos: Maria Aparecida Cordeiro
Pascom Pallotti

Paróquia São Lucas e São Cristóvão celebram Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas celebrada pelo Padre Maurício Cassemiro.

Fotos: Cris Venthura
Pascom Paróquia São Lucas e São Cristóvão

A Missa da Paróquia Catedral do Divino Espirito Santo, foi presidida pelo Padre Luiz Cesar Bento.

Fotos: Maycon Beraldo
Paróquia Catedral do Divino Espirito Santo

Missa de Quarta-feira de Cinzas na Paróquia Matriz São Francisco de Assis, Presisida pelo Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFMCap

Fotos: João Paulo Topan Junqueira