Última formação antes da ordenação de novos diáconos permanente acontece neste final de semana

Para se chegar ao primeiro grau do Sacramento da ordem, o diaconato, é necessário passar por diversas etapas, formações e discernimento. Neste final de semana a 4º de formação diaconal acontecerá a última formação antes da ordenação da 4º turma.

O encontro acontecerá entre os dias 14 a 16 de julho no Centro Diocesano de Formação (CDF), com início programado para às 18h30 desta sexta-feira e término às 15h30 de domingo. A turma é composta por 23 candidatos ao diaconato permanente, porém no primeiro momento serão ordenado apenas 16.

DIFERENÇA ENTRE DIÁCONATOS

Diaconato Permanente

A Escola Diaconal Diocesana São João Paulo II forma candidatos ao Diaconato Permanente, ministério esse que pode ser exercido por homens casados e com filhos, chamados posteriormente de Diáconos Permanentes. Também é preciso um tempo mínimo de cinco anos de casado, ser atuante na vida pastoral da igreja e a mulher do candidato deve escrever de próprio punho ao bispo seu consentimento. Se acontecer de a esposa do diácono falecer depois de sua ordenação, o diácono não poderá contrair novas núpcias, caso desejar, deverá pedir dispensa do impedimento ao Papa.

Diaconato Transitório

Já o Diaconato Transitório são seminaristas que ingressaram no seminário para serem ordenados sacerdotes, e que após os estudos, discernimentos e serem formados em Filosofia e Teologia, são ordenados Diáconos por cerca de 6 meses, por isso o nome de transitório, para que eles tenham também a experiência do serviço pastoral e que possam perpassar pelo primeiro grau das ordem, antes do sacerdócio, para posteriormente serem ordenados padres.

Fonte: Diego Fernando Jacob
Assessoria de Comunicação e Imprensa Diocesana