2020 marcou de forma excepcional o Dia Nacional da Juventude

O dia teve início pelas redes sociais da Diocese e Setor Juventude com a Santa Missa e a tarde contou com muita música, pregação e oração

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) foi comemorado no dia 25 de outubro de 2020, por causa da Pandemia esse ano não houve como de costume, o grande evento com a presença de milhares de jovens durante todo o dia, mas mesmo distantes estiveram conectados.
O dia teve início pelas redes sociais da Diocese e Setor Juventude com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho, às 10h e às 16h começaram as atividades. Foram montados três palcos no Centro Diocesano de Formação, o palco Espírito Santo, palco Beato Carlo Acutis e palco Música. Além das apresentações dos jovens que venceram o Festival de Música Católica Chistus Vivit, teve Adoração ao Santíssimo Sacramento, oração, pregação e muita música com os cantores católicos Anderson Santos, Gracielle, Rodrigo Novaes, Ministério Novo Anjo, Michelle Carolina e Giuliane Matos.

2

Para que o evento acontecesse o Setor Diocesano da Juventude contou com uma equipe de aproximadamente 25 jovens. Luan Naressi, Coordenador da Comunicação do Setor Juventude, conta que o evento foi trabalhoso, mas muito gratificante, tendo em vista que foi o primeiro DNJ totalmente on-line. “Buscamos passar um profissionalismo, contratamos uma equipe para fazer a externa, como em todos os anos anteriores, mas esse ano tivemos que nos adaptar para fazer acontecer o evento, mesmo com o momento que o país está passando”, explica o coordenador.

1

“A equipe de comunicação estava reduzida, mesmo assim conseguimos colocar em prática o planejado e acredito que o evento foi realmente muito produtivo. O apoio do Padre Frederico de Jesus Lopes, assessor do Setor Juventude foi essencial e democrático, sempre deixando o Núcleo decidir, com todo respeito possível e convidando todas as expressões juvenis a participar, chamando todos para a comunhão, por isso o grupo aumenta a cada dia”, finaliza Luan.

Durante a tarde, na transmissão do DNJ o jovem Carlo Acutis, beatificado no último dia 10, foi declarado o Padroeiro da Juventude Diocesana de Umuarama. O assessor do Setor Juventude, Padre Frederico de Jesus Lopes, ressalta a importância desse momento, “o Beato Carlo Acutis é um modelo de santidade para os nossos jovens. É um santo dos nossos tempos, e nos mostra que é possível seguir Jesus Cristo sem perder a essência e a força dinâmica da juventude: podemos sim, ser santos de calça jeans,” acrescenta o sacerdote.

O Padre ainda destaca a colaboração que teve para o bom êxito do evento “esse DNJ foi uma experiência nova para todos nós, tudo ocorreu como previsto graças a comunhão e o empenho dos membros do Núcleo do Setor Diocesano da Juventude, que fez com que os convidados presentes e os que acompanharam pelas redes sociais se sentissem abraçados e acolhidos por toda a equipe. Tudo aconteceu em perfeita harmonia para a honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aproveito o momento para deixar aqui minha gratidão”, conclui o presbítero.

O Bispo Diocesano, Dom João Mamede filho que acompanhou toda a live diz que “tem muita juventude, fé e talento nessa diocese, parabéns a todos”, elogia o Bispo.

Obs: DNJ live está disponível na íntegra no facebook da Diocese de Umuarama e no Setor Juventude

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM