Diocese de Umuarama terá II Seminário Diocesano da Catequese

No dia 26 de agosto acontecerá na Diocese de Umuarama o II Seminário Diocesano de Catequese com Tema: “Catequese de Iniciação à Vida Cristã de Inspiração Catecumenal” e com o Lema: “…acreditaram em Jesus, por causa do testemunho que a mulher tinha dado” (Jo 4,39).

O II Seminário Diocesano da Catequese será no dia 26 de agosto no Salão Santa Clara da Paróquia São Francisco de Assis de Umuarama.

O evento conta com a Assessoria do Padre Antônio M. Depizzoli, Assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na parte da tarde os participantes do Seminário serão divididos em Oficinas onde poderão aprofundar seus conhecimentos sobre os seguintes temas: Querigma; Interlocutores; Catequese e Liturgia; Catequese com Adultos; Ritos e Celebrações; Mistagogia e Catequese Inclusiva.

A organização do evento já conta com a inscrição de 860 catequistas de toda a Diocese, porém ainda é possível se inscrever para participar desta oportunidade de crescimento e aprofundamento no tema proposto pela equipe Diocesana da Catequese.

Para a ocasião foi preparada por Dom João Mamede Filho, uma oração especial:

Oração do II Seminário Diocesano de Catequese

Deus Pai, criador de todas as coisas, que por amor à humanidade nos presenteastes com vosso amado Filho, que passou a vida fazendo o bem e, ao catequizar, revelou-nos sua Misericórdia, fazei que nós, catequistas, sejamos instrumentos do vosso amor.

Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, que para comunicar a mensagem de salvação utilizastes a linguagem humana, fazei que nós, catequistas, saibamos ouvir as interrogações e os anseios de nossos catequizandos, que saibamos transmitir o Evangelho, na linguagem própria de cada idade.

Espírito Santo, que nos santificais e recordai-nos tudo o que Jesus nos ensinou, fazei que nós, catequistas, sejamos como setas que indiquem o caminho para que os catequizandos vivam uma autêntica iniciação à vida cristã.

Maria, mãe de Deus e da humanidade, que a vosso exemplo, os catequistas e a comunidade orientem os catequizandos para em tudo fazer a vontade de Jesus, como ensinastes em Caná da Galiléia.

Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, rogai a Deus pelo Segundo Seminário de Catequese da Diocese de Umuarama. Amém.

(Frei Dom João Mamede Filho, OFM Conv.)

Confira abaixo a programação do evento:

Hora Programa
07h30 Chegada
08h30 Acolhida e orientações
08h45 Oração Inicial
09h10 Apresentação do Assessor
09h15 Iniciação à Vida Cristã à Luz dos Documentos da Igreja – Pe. Antônio M. Depizzoli
10h40 Café
11h00 Animação
11h05 Continuação do tema: Pe. Antônio M. Depizzoli
12h20 Encaminhamentos para trabalhos de oficina
12h30 Almoço
13h30 Oficinas
14h45 Café
15h15 Plenária e Conclusão do Assessor
16h15 Avisos finais
16h30 Santa Missa – Dom João Mamede

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (44)3622-1301 e 98412-4097.

Publicação: Cassiana Barros
Assessora de Comunicação e PASCOM Diocesana